A Geometria na Cestaria dos Povos Karipuna: um olhar pela etnomatemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.20365

Palavras-chave:

Educação matemática, Interculturalidade, Conhecimento Tradicional

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo que analisou como as representações geométricas da cestaria dos povos indígenas Karipuna da aldeia Manga, localizada na Terra Indígena Uaçá, no município de Oiapoque/AP, são discutidas e abordadas em trabalhos de conclusão de curso produzidos na região. A investigação evidencia que, nos TCCs analisados, a cestaria Karipuna é compreendida não apenas como prática artesanal, mas como um processo de significação cultural com potencial didático para o ensino da matemática via etnomatemática. Os resultados apontam que os estudos acadêmicos destacam o valor intercultural dessas práticas, contribuindo para a valorização dos etnoconhecimentos, para o fortalecimento da escola indígena e para a formação de professores indígenas e não indígenas.

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Biografia do Autor

Janielle da Silva Melo Rabelo, Universidade de Brasília -UNB

Vínculo: Docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Federal do Amapá, Macapá, Brasil. Docente do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília –UNB, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade pela UFGD. Mestre em Ensino de Ciências pela UFMS. Graduada em Ciências Biológicas pela UFMS. Atualmente é Professora Adjunta III do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília -UNB e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Práticas Transdisciplinares e Inclusivas. Membro do corpo editorial e revisora do Journal Science and Knowledge in Focus. Avaliadora da Revista Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia Ethnoscientia.

Edcarlos Vasconcelos da Silva, Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Federal do Amapá, Macapá, Brasil.

Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ (2022). Mestrado em Ensino Profissional de Matemática, UNIFRA-RS (2013-2015). Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, UFSM-RS (2014-2015). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amapá (2006). É professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP no Curso de Licenciatura em Matemática. Possui experiência docente no Ensino Superior nas seguintes áreas: Bioestatística, Estatística Inferencial, Matemática Aplicada à Saúde, Metodologia do Ensino da Matemática. Possui experiência em Educação à distância pela UAB/Unifap como Tutor e Professor Formador, Ambiente Virtual Moodle.

Maria Adriana Leite, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em pela Universidade Federal do Pará (2010), mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA pela Universidade Federal do Pará (2017) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2024). Atualmente é professora de magistério superior da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino-aprendizagem, saberes locais, completexos temáticos e educação de jovens adultos.

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Publicado

2025-09-20

Como Citar

Rabelo, J. da S. M., Silva, E. V. da, & Leite, M. A. (2025). A Geometria na Cestaria dos Povos Karipuna: um olhar pela etnomatemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025041. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.20365

Edição

Seção

Artigos