A Geometria na Cestaria dos Povos Karipuna: um olhar pela etnomatemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.20365Palavras-chave:
Educação matemática, Interculturalidade, Conhecimento TradicionalResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo que analisou como as representações geométricas da cestaria dos povos indígenas Karipuna da aldeia Manga, localizada na Terra Indígena Uaçá, no município de Oiapoque/AP, são discutidas e abordadas em trabalhos de conclusão de curso produzidos na região. A investigação evidencia que, nos TCCs analisados, a cestaria Karipuna é compreendida não apenas como prática artesanal, mas como um processo de significação cultural com potencial didático para o ensino da matemática via etnomatemática. Os resultados apontam que os estudos acadêmicos destacam o valor intercultural dessas práticas, contribuindo para a valorização dos etnoconhecimentos, para o fortalecimento da escola indígena e para a formação de professores indígenas e não indígenas.
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