La geometría en la cestería del pueblo Karipuna: una perspectiva etnomatemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.20365

Palabras clave:

Educação matemática, Interculturalidade, Conhecimento Tradicional

Resumen

Este artículo analiza las representaciones geométricas presentes en la cestería de los pueblos indígenas Karipuna de la aldea Manga, ubicada en la Tierra Indígena Uaçá, en el municipio de Oiapoque/AP, Brasil. La investigación evidencia cómo el arte del tejido trasciende el aspecto utilitario, constituyéndose en un proceso de significación cultural con un fuerte potencial didáctico para la enseñanza de las matemáticas a través de la etnomatemática. Mediante estudios bibliográficos en trabajos de conclusión de curso de la región, fue posible identificar formas geométricas y simbolismos que expresan saberes tradicionales. Los resultados señalan que tales prácticas pueden respaldar enfoques pedagógicos interculturales, el fortalecimiento de la escuela indígena, así como la formación docente, valorando los etnoconocimientos y fomentando la revitalización cultural.

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Biografía del autor/a

Janielle da Silva Melo Rabelo, Universidade de Brasília -UNB

Vínculo: Docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Federal do Amapá, Macapá, Brasil. Docente do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília –UNB, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade pela UFGD. Mestre em Ensino de Ciências pela UFMS. Graduada em Ciências Biológicas pela UFMS. Atualmente é Professora Adjunta III do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília -UNB e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Práticas Transdisciplinares e Inclusivas. Membro do corpo editorial e revisora do Journal Science and Knowledge in Focus. Avaliadora da Revista Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia Ethnoscientia.

Edcarlos Vasconcelos da Silva, Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Federal do Amapá, Macapá, Brasil.

Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ (2022). Mestrado em Ensino Profissional de Matemática, UNIFRA-RS (2013-2015). Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, UFSM-RS (2014-2015). Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amapá (2006). É professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP no Curso de Licenciatura em Matemática. Possui experiência docente no Ensino Superior nas seguintes áreas: Bioestatística, Estatística Inferencial, Matemática Aplicada à Saúde, Metodologia do Ensino da Matemática. Possui experiência em Educação à distância pela UAB/Unifap como Tutor e Professor Formador, Ambiente Virtual Moodle.

Maria Adriana Leite, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em pela Universidade Federal do Pará (2010), mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA pela Universidade Federal do Pará (2017) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2024). Atualmente é professora de magistério superior da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino-aprendizagem, saberes locais, completexos temáticos e educação de jovens adultos.

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Publicado

2025-09-20

Cómo citar

Rabelo, J. da S. M., Silva, E. V. da, & Leite, M. A. (2025). La geometría en la cestería del pueblo Karipuna: una perspectiva etnomatemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025041. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.20365

Número

Sección

Artículos