Cooperação Investigativa na Prática da Modelagem Matemática com Ênfase na Justiça Social: uma Análise no Contexto do Sistema Prisional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19627

Palavras-chave:

APAC; cárcere; educação matemática crítica; EJA.

Resumo

Este trabalho, de natureza qualitativa e vinculado a uma pesquisa de mestrado, teve como objetivo identificar elementos da cooperação investigativa — estabelecer contato, perceber, reconhecer, posicionar-se, pensar alto, reformular, desafiar e avaliar — presentes na prática de modelagem matemática, com ênfase na justiça social, desenvolvida com estudantes da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). A atividade foi conduzida segundo os princípios da Educação Matemática Crítica e as cinco etapas de modelagem propostas por Burak e Klüber. Neste artigo, analisamos os dados obtidos com a turma de regime semiaberto, com foco na profundidade analítica. Optamos pelo relato de experiência como estratégia para evidenciar os processos de ensino e aprendizagem e os momentos de manifestação dos elementos da cooperação investigativa. A constituição dos dados se deu por meio de gravações de áudio das aulas e anotações em diário de bordo da professora-pesquisadora. A análise baseou-se na Análise Textual Discursiva, contemplando quatro etapas processuais, das quais três (unitarização, categorização e comunicação) formam um ciclo que antecede a fase de auto-organização. Por fim, trazemos algumas reflexões, limitações e possibilidades futuras à luz da análise realizada. A pesquisa evidenciou o engajamento crítico de estudantes da APAC em propostas de modelagem matemática com foco na justiça social. Destacaram-se as ações de cooperação investigativa na construção coletiva do conhecimento e na análise de desigualdades. Os resultados apontam o potencial da modelagem para promover reflexões críticas e práticas educativas transformadoras, quando guiadas pelo diálogo, em contextos de privação de liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Silva D’Aquila, Universidade Federal de Lavras

.

Amanda Castro Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Professora Associada no Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência com a formação de professores/as de Matemática. Vinculada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UFLA PPGECEM/UFLA orientando na área de Educação Matemática mais especificamente em Educação Matemática Crítica. Também tem interesse em pesquisar sobre como as relações de gênero e étnico-raciais influenciam as aulas de Matemática tanto da Educação Básica como no Ensino Superior. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da UFLA de Setembro de 2012 a Maio de 2017. Bacharel em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Mestra em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Doutora em Modelagem Computacional - Laboratório Nacional de Computação Científica (2007). 

Antônio Marcelo Martins Maciel, Universidade Federal de Lavras-UFLA

Universidade Federal de Lavras-UFLA

Referências

Alro, H., & Skovsmose, O. (2023). Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática (3ª ed., O. Figueiredo, Trad.). Autêntica Editora.

Araújo, J. L. (2009). Uma abordagem sócio-crítica da Modelagem Matemática: A perspectiva da Educação Matemática Crítica. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, 2(2), 55–68. Disponível em: [inserir link]. Acesso em: 21 nov. 2023.

Araújo, J. L., & Lima, F. H. (2023). Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: Uma interlocução possível. VIDYA, 43(2), 267–286.

Barbosa, J. C. (2001). Modelagem na Educação Matemática: Contribuições para o debate teórico. Reunião Anual da ANPED, 24, 1–15.

Biembengut, M. S., & Hein, N. (2018). Modelagem Matemática no ensino (5ª ed.). Contexto.

Borba, M. C., & Skovsmose, O. (2001). A ideologia da certeza em matemática. In O. Skovsmose, A Educação Matemática Crítica: A questão da democracia (pp. 127–148). Papirus.

Burak, D., & Klüber, T. E. (2010). Modelagem Matemática na educação básica, numa perspectiva da Educação Matemática. In D. Burak & E. R. Pacheco (Orgs.), Educação Matemática: Reflexões e ações (pp. 147–166). CRV.

Burak, D. (1992). Modelagem Matemática: Ações e interações no processo de ensino-aprendizagem (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Franchi, R. H. O. L. (2020). A abordagem de conteúdos de Matemática em práticas de Modelagem e as implicações para o currículo. Com a Palavra, o Professor, 5, 199–219.

Freire, P. (1972). Pedagogy of the oppressed. Herderand Herder.

Jacobini, O. R. (2004). A Modelagem Matemática como instrumento de ação política na sala de aula (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

Jacobini, O. R., & Wodewotzki, M. L. L. (2006). Uma reflexão sobre a Modelagem Matemática no contexto da Educação Matemática Crítica. Bolema, 25, 71–88.

Ramos, K., & Franchi, R. H. O. L. (2023). Qualidades do diálogo identificadas em uma prática de Modelagem Matemática. In Anais da XII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (Comunicações Científicas). Porto Alegre – RS.

Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: A compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru), 9, 191–211.

Rosa, M., Reis, F. S., & Orey, D. C. (2012). A Modelagem Matemática crítica nos cursos de formação de professores de matemática. Acta Scientiae, 14(2), 159–184.

Santos, É. (2025). Falta de repasse do governo gera crise na APAC de Passos. Observa Campo. Disponível em: https://observa.com.br/falta-de-repasse-do-governo-gera-crise-na-apac-de-passos. Acesso em: 17 jul. 2025.

Skovsmose, O. (2015). Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica [E-book]. Papirus. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 11 out. 2023.

Skovsmose, O. (2001). Educação Matemática Crítica: A questão da democracia. Papirus.

Skovsmose, O. (2017). O que poderia significar a Educação Matemática Crítica para diferentes grupos de estudantes? Revista Paranaense de Educação Matemática, 6(12), 18–37. Matemática, 6(12), 18–37.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à Educação Matemática Crítica. Papirus.

Downloads

Publicado

2025-09-07

Como Citar

D’Aquila, K. S., Oliveira, A. C., & Maciel, A. M. M. (2025). Cooperação Investigativa na Prática da Modelagem Matemática com Ênfase na Justiça Social: uma Análise no Contexto do Sistema Prisional. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025009. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19627

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA