25 Anos de ‘Cenários para Investigação’: Teorizações, Temáticas e Ideias Skovsmoseanas na Educação Matemática Crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19610

Palabras clave:

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA, Cenários para Investigação, Ole Skovsmose..

Resumen

 El objetivo de este artículo es presentar las percepciones de dos educadores matemáticos con diferente experiencia docente y cómo estos educadores matemáticos reflexionan y se han visto influidos por las ideas de la Educación Matemática Crítica (EMC) y el artículo de Ole Skovsmose Scenarios for Inquiry. De esta forma, recordamos los principales temas y teorizaciones realizadas por Skovsmose (2000), además de presentar experiencias de cómo estos temas y teorizaciones han impactado en nuestro trabajo como educadores matemáticos críticos, presentando contribuciones basadas en las teorizaciones de Skovsmose.

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Biografía del autor/a

MARCO AURÉLIO KISTEMANN JÚNIOR, Universidade Federal de Juiz de Fora

Marco Aurélio Kistemann Jr. é Pesquisador de campo e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-PUC-SP-Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), Bacharel em Ciências Humanas na UFJF (2023). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro-2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica. É também professor-associado e pesquisador do Departamento de Matemática e do Mestrado Profissional em Gestão Escolar e Avaliação do CAED/UFJF. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-Pareceria Acnur-ONU-UFJF com ações de Educação Financeira para Refugiados. Coordenador de diversos Projetos de Extensão Universitária com temática de Educação Financeira, Inclusão e Justiça Social e Economia Solidária na UFJF e membro do Conselho Editorial da Editora UFJF. Coordenador do PIBID-MATEMÁTICA (UFJF) (2024-2026). Atualmente é bacharelando em Ciências Sociais (UFJF) e aluno especial do Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais (UFJF). Orcid:https://orcid.org/0000-0002-8970-3954.Lattes:http://lattes.cnpq.br/0321706175094911.E-mail:marco.kistemann@.ufjf.br kistemann1972@gmail.com

DAVI EDUARDO FIUZA ABRAS DE MELO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF

Citas

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Publicado

2025-09-18

Cómo citar

KISTEMANN JÚNIOR, M. A., & MELO, D. E. F. A. D. (2025). 25 Anos de ‘Cenários para Investigação’: Teorizações, Temáticas e Ideias Skovsmoseanas na Educação Matemática Crítica. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025037. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19610

Número

Sección

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA