“Linguagem matemática” e Educação matemática crítica: vetores opostos na Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19608

Palavras-chave:

Linguagem matemática, Educação Matemática Crítica, BNCC

Resumo

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diversos sentidos são atribuídos ao termo “linguagem matemática” e o objetivo desse trabalho foi o de investigar como ocorreu tal inflação e qual sua implicação no ensino da Matemática. A pesquisa, de caráter bibliográfico, se deu por investigações acerca do conceito apresentado, considerando o método indiciário para a análise. Não foram encontrados, na BNCC, definições explícitas sobre os termos estudados; há demasiado uso de termos afins em torno de “linguagem matemática”; e, além dessa inflação terminológica presente, tem-se a conceitual com sentidos múltiplos para um mesmo termo mencionado. A grande maioria dos usos do termo investigado é de notação, relacionado à lógica formal. Esse uso converge para ideias neoliberais da educação, reduzindo a componente curricular ao ensino do domínio da forma e ao fetichismo da tecnologia, distanciando a disciplina da Educação Matemática Crítica, uma vez que a abstração cede lugar ao “saber fazer”.

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Biografia do Autor

MARCELLA GOMES ESTEVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Luiz Percival Leme Britto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

Luiz Percival graduou-se em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (1983), onde também fez mestrado (1988) e doutorado (1997) em Linguística. Atua na área de Educação e Linguagem desde 1982, como professor, pesquisador e formador de professores, desenvolvendo pesquisas e realizando assessoria em vários níveis de ensino para diferentes instâncias administrativas e organizações sociais, trabalhando principalmente com Leitura, Ensino da Língua Portuguesa em nível Fundamental e Médio e Educação Superior e Norma e variação linguística. É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará desde abril de 2010, onde atua nos cursos de graduação de Pedagogia e Letras e nos programas de mestrado Profissionlizante em Letras - Profletras e de Pós-graduação em Educação, do qual é o atual coordenador. Lidera o LELIT - Grupo de estudo, pesquisa e intervenção em leitura, escrita e Literatura na escola. 

Referências

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Publicado

2025-09-20

Como Citar

ESTEVES, M. G., & Britto, L. P. L. (2025). “Linguagem matemática” e Educação matemática crítica: vetores opostos na Base Nacional Comum Curricular. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025040. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19608

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA