Foregrounds de estudantes de uma escola do campo: uma análise à luz da Educação Matemática Crítica
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19604Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Foreground, Estudantes do Ensino Fundamental de Escolas do CampoResumo
Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no quadro de um mestrado que se ancora em estudos sobre a Educação do Campo e a Educação Matemática Crítica. Interessa-se, em particular, pelo conceito de foreground que, por sua vez, remete ao background e ao middleground. O artigo apresenta parte da pesquisa que objetivou identificar e analisar as atividades cotidianas realizadas por 31 estudantes do 8.º e do 9.º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo do Agreste Pernambucano, seus anseios e sonhos e a importância que atribuíam à Matemática estudada na escola para o futuro. Os dados foram produzidos por meio dos seguintes instrumentos: questionário com os(as) estudantes, entrevista com um representante da comunidade camponesa e um estudo documental com fonte no Sistema IBGE de Recuperação Automática, com a finalidade de identificar as atividades produtivas do lugar. Os dados mostram que no momento da pesquisa os(as) estudantes realizavam, principalmente, atividades domésticas e de lazer. A expressiva maioria dos(as) estudantes respondeu que pretendia cursar o Ensino Médio na área urbana, sair do campo em busca de novas oportunidades; e que a Matemática poderia contribuir para a ascensão social. Esses resultados se alinham com a resposta do representante, que revelou a tendência ao êxodo rural e a incapacidade de reconhecer o território rural como um espaço de oportunidades. A identificação dos foregrounds dos(as) estudantes e a associação com seus backgrounds e middlegrounds forneceram pistas importantes para orientar o ensino de matemática nas escolas do campo.
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