Projetos Integradores no novo ensino médio: caminhos para a cidadania crítica
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19580Palavras-chave:
Projetos Integradores, Educação Matemática Crítica, Novo Ensino MédioResumo
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) distribuiu livros didáticos de Projetos Integradores (PI) no Novo Ensino Médio. Este estudo analisa as contribuições desses PI para a formação crítica dos estudantes, à luz da Educação Matemática Crítica, considerando três dimensões de análise: (i) a profundidade das discussões e o tratamento de aspectos sociopolíticos, (ii) o suporte dado ao professor para essas discussões, e (iii) o uso crítico da matemática para a leitura do mundo. Isso é feito por meio da análise do livro didático de PI com maior tiragem no PNLD 2021, o primeiro após a Reforma do Ensino Médio. Ancorado na abordagem qualitativa, o estudo seguiu as três fases do Sistema Teorema: planejamento, exploração do material e tratamento dos dados, com foco tanto no livro do professor como na versão do estudante. Os resultados indicam que os aspectos sociopolíticos são abordados de forma superficial e com foco majoritário em ações ou mudanças individuais e não coletivas; que quase não há suporte ao professor para uma abordagem crítica dos temas; e que a Matemática é raramente usada como ferramenta para melhor compreensão dos contextos, sendo tratada de maneira técnica, instrumental e desconectada das situações.
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