Projetos Integradores no novo ensino médio: caminhos para a cidadania crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19580

Palavras-chave:

Projetos Integradores, Educação Matemática Crítica, Novo Ensino Médio

Resumo

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) distribuiu livros didáticos de Projetos Integradores (PI) no Novo Ensino Médio. Este estudo analisa as contribuições desses PI para a formação crítica dos estudantes, à luz da Educação Matemática Crítica, considerando três dimensões de análise: (i) a profundidade das discussões e o tratamento de aspectos sociopolíticos, (ii) o suporte dado ao professor para essas discussões, e (iii) o uso crítico da matemática para a leitura do mundo. Isso é feito por meio da análise do livro didático de PI com maior tiragem no PNLD 2021, o primeiro após a Reforma do Ensino Médio. Ancorado na abordagem qualitativa, o estudo seguiu as três fases do Sistema Teorema: planejamento, exploração do material e tratamento dos dados, com foco tanto no livro do professor como na versão do estudante. Os resultados indicam que os aspectos sociopolíticos são abordados de forma superficial e com foco majoritário em ações ou mudanças individuais e não coletivas; que quase não há suporte ao professor para uma abordagem crítica dos temas; e que a Matemática é raramente usada como ferramenta para melhor compreensão dos contextos, sendo tratada de maneira técnica, instrumental e desconectada das situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FABIO LUIZ BORGES SIMAS, UNIRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 2009. Doutor em Geometria Riemanniana (IMPA, 2012). Foi diretor da Escola de Matemática da UNIRIO (2015 a 2020) e Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática (2013 a 2015). Coordenou, entre 2016 e 2021, o projeto Livro Aberto de Matemática (OBMEP/IMPA) que produz livros didáticos para a Educação Básica brasileira com suporte na, e produção de, pesquisa científica. Dedica-se à Formação de Professores de Matemática, à pesquisa e ao desenvolvimento de livros didáticos de Matemática para a Educação Básica. 

Cecy Leite Alves Carreta, Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Joaninha Grassi Fagundes

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Possui graduação em Licenciatura Matemática e Lato Sensu em Educação Matemática pela Universidade Nove de Julho e Lato Sensu em Docência no Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é professora efetiva de matemática do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Prof. Joaninha Grassi Fagundes. Membro do Grupo de Pesquisas de Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM- Unicsul/SP). 

Rubia Barcelos Amaral, Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

Professora Livre-Docente do Departamento de Matemática da UNESP - Rio Claro-SP e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000); Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Educação Matemática também pela UNESP (2002, 2007, 2017) e Pós-Doutorado na NCSU - North Carolina State University (2016), e Estágio na JKU - Johanner Kepler University (2024) É coordenadora do grupo de pesquisa TeorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Trabalhou na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e é membro do grupo de pesquisa PECIMAT. Lecionou também em instituições de ensino médio e superior e tem experiência na área de Educação Matemática. Tem como principal foco de pesquisa a Geometria, considerando especialmente aspectos de seu ensino e aprendizagem, assim como sua presença nos livros didáticos. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos no Brasil e no exterior. Possui capítulos de livros publicados e produções técnicas. É autora dos livros "Educação a distância online" e "Livro didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática". Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente é tutora do PET-Matemática.

Referências

Amaral, R. B., & Hollebrands, K. (2017). An analysis of context-based similarity tasks in textbooks from Brazil and the United States. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, (48), 1-19.

Amaral, R. B.; Mazzi, L.C.; Andrade, L.V.; Perovano, A.P. (2022). Livro didático de matemática: compreensões e reflexões no âmbito da educação matemática. (v. 19, 1ª ed.) Editora Mercado de Letras.

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto Editora.

Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União.

Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. (2019). Edital de convocação para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2021. MEC/SEB.

Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. (2021). Guia do PNLD 2021: Projetos integradores de matemática e suas tecnologias. MEC/SEB.

Bueno, C. O. C. (Ed.). (2020). Ação na escola e na comunidade: Projetos integradores. Matemática e suas tecnologias. FTD.

Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2000). The discipline and practice of qualitative research. In N. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research (2ª ed.). Sage Publications.

Goldenberg, M. (2020). A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais (16ª ed.). Record.

Jurgensen, B. D. da C. P., & Sordi, M. R. L. (2017). As avaliações externas e a educação matemática crítica: conexões e impasses.

Revista Paranaense de Educação Matemática, 12(6), 203-220.

Mendonça, A. F., & dos Santos, F. F. P. (2021). Projetos integradores de matemática: Análise de obras do PNLD 2021. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 8(24), 119–135.

Paiva, A. M. S., & Sá, I. P. (2011). Educação matemática crítica e práticas pedagógicas. Revista Ibero-Americana de Educação, 55(2), 1–7.

Simas, F. L. B., Amaral, R. B., & Carreta, C. L. A. (em análise). A Integração Curricular no Novo Ensino Médio: um olhar sobre os livros didáticos. Revista Ponto de Vista.

Skovsmose, O. (2007). Educação Crítica: incerteza, matemática, responsabilidade (1ª ed., M. A. V. Bicudo, Trads.). Papirus.

Skovsmose, O. (2001). Educação matemática crítica: A questão da democracia (2ª ed., A. Lins & J. de Loiola Araújo, Trads.). Papirus.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à educação matemática crítica (1ª ed., O. de A. Figueiredo, Trads.). Papirus.

Vidich, A. J., & Lyman, S. M. (2000). Qualitative methods: Their history in sociology and anthropology. In N. K. Denzin & I. S. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research (2ª ed.). Sage Publications.

Downloads

Publicado

2025-09-14

Como Citar

SIMAS, F. L. B., Carreta, C. L. A., & Amaral, R. B. (2025). Projetos Integradores no novo ensino médio: caminhos para a cidadania crítica . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025020. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19580

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA