Projetos Integradores no novo ensino médio: caminhos para a cidadania crítica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19580

Palabras clave:

Proyectos Integradores, Educación Matemática Crítica, Nuevo Bachillerato, Integración Curricular

Resumen

El Programa Nacional del Libro y del Material Didáctico (PNLD) ha distribuido libros de texto de Proyectos Integradores (PI) en el Nuevo Bachillerato. Este estudio analiza las contribuciones de estos PI a la formación crítica de los estudiantes desde la perspectiva de la Educación Matemática Crítica, considerando tres dimensiones de análisis: (i) la profundidad de las discusiones y el tratamiento de aspectos sociopolíticos, (ii) el apoyo brindado a los docentes para estas discusiones y (iii) el uso crítico de las matemáticas para la lectura del mundo. Esto se realiza mediante el análisis del libro de texto de PI con mayor tirada en el PNLD 2021, el primero tras la Reforma del Bachillerato. Anclados en un enfoque cualitativo, seguimos la metodología del sistema teorEMa y los resultados indican que los aspectos sociopolíticos se abordan de manera superficial, con un enfoque mayoritario en acciones o cambios individuales y no colectivos; que casi no hay apoyo para que los docentes aborden los temas de manera crítica; y que las matemáticas rara vez se utilizan como herramienta para una mejor comprensión de los contextos, tratándose de forma técnica, instrumental y desconectada de las situaciones reales.

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Biografía del autor/a

FABIO LUIZ BORGES SIMAS, UNIRIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 2009. Doutor em Geometria Riemanniana (IMPA, 2012). Foi diretor da Escola de Matemática da UNIRIO (2015 a 2020) e Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática (2013 a 2015). Coordenou, entre 2016 e 2021, o projeto Livro Aberto de Matemática (OBMEP/IMPA) que produz livros didáticos para a Educação Básica brasileira com suporte na, e produção de, pesquisa científica. Dedica-se à Formação de Professores de Matemática, à pesquisa e ao desenvolvimento de livros didáticos de Matemática para a Educação Básica. 

Cecy Leite Alves Carreta, Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Joaninha Grassi Fagundes

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Possui graduação em Licenciatura Matemática e Lato Sensu em Educação Matemática pela Universidade Nove de Julho e Lato Sensu em Docência no Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é professora efetiva de matemática do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Prof. Joaninha Grassi Fagundes. Membro do Grupo de Pesquisas de Estudos Avançados em Educação Matemática (GPEAEM- Unicsul/SP). 

Rubia Barcelos Amaral, Universidade do Estado de São Paulo - UNESP

Professora Livre-Docente do Departamento de Matemática da UNESP - Rio Claro-SP e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000); Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Educação Matemática também pela UNESP (2002, 2007, 2017) e Pós-Doutorado na NCSU - North Carolina State University (2016), e Estágio na JKU - Johanner Kepler University (2024) É coordenadora do grupo de pesquisa TeorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Trabalhou na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e é membro do grupo de pesquisa PECIMAT. Lecionou também em instituições de ensino médio e superior e tem experiência na área de Educação Matemática. Tem como principal foco de pesquisa a Geometria, considerando especialmente aspectos de seu ensino e aprendizagem, assim como sua presença nos livros didáticos. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos no Brasil e no exterior. Possui capítulos de livros publicados e produções técnicas. É autora dos livros "Educação a distância online" e "Livro didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática". Orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Atualmente é tutora do PET-Matemática.

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Publicado

2025-09-14

Cómo citar

SIMAS, F. L. B., Carreta, C. L. A., & Amaral, R. B. (2025). Projetos Integradores no novo ensino médio: caminhos para a cidadania crítica . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025020. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19580

Número

Sección

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA