Um cenário para investigação na educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19492

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, Educação do Campo, Cenários para Investigação.

Resumo

Apresentamos neste artigo um recorte de uma pesquisa de mestrado que se fundamenta nos pressupostos teóricos da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo. Um dos objetivos específicos da referida pesquisa é compreender como projetos calcados nos cenários para investigação podem contribuir para uma aprendizagem crítica em uma Educação do Campo. Para atingir este objetivo, realizamos uma pesquisa participante, em que dois cenários para investigação foram desenvolvidos, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola municipal, situada na zona rural de um município do interior da Bahia. Trazemos neste artigo dados produzidos referentes a um dos cenários para investigação. Esclarecemos que com a realização de nossa pesquisa participante, compreendemos, à luz de Paulo Freire, que, na Educação do Campo, os cenários para investigação na aula de matemática proporcionam o exercício da cidadania ao democratizar a possibilidade da naturalidade da matemática como uma condição de estar no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Marçal, Escola Waldorf São Paulo

É mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (PPGE-FE-USP) com bolsa da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), possui MBA em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) e possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Crítica - GEPEMC, vinculado à Universidade de São Paulo, Brasil. Tem experiência na área de Matemática e Educação, com ênfase em Ensino de Matemática e Políticas Educacionais. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Crítica, Educação do Campo, Equidade na Educação, Financiamento da Educação Pública, Ensino de Matemática e Formação de Professores.

Raquel Milani, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/Rio Claro). É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (USP). Investiga a aprendizagem do diálogo na formação inicial de professores que ensinam matemática, bem como outras questões críticas da educação matemática voltadas à formação de professores. Tem experiência e publicações na área de educação matemática, principalmente nos seguintes temas: diálogo em educação matemática, educação matemática crítica, formação de professores de matemática, ensino e aprendizagem da matemática, e estágio supervisionado em matemática.

Referências

Araújo, G. P. de. (2018). Síntese do GT04 Experiências de Ensino Fundamental e Ensino Médio nas Escolas do Campo Parte II. In C. G. Guedes et al. (Orgs). Memória dos 20 Anos da Educação do Campo e do Pronera (1a ed.). Brasília, DF: Cidade Gráfica.

Bauer, M. W.; Gaskell, G.; Allum, N. C. (2021). Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento - Evitando confusões. In M. W. Bauer & G. Gaskell (Orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (13a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.

Caldart, R. S. (2004). Elementos para Construção do Projeto Político e Pedagógico da Educação do Campo. In M. C. Molina & S. M. S. A. de Jesus (Orgs). Contribuições para Construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”.

Costa, J. J. D. da. (2018). Saberes e Culturas Camponesas Ocupando Universidades: O Pronera e a Educação Superior. In C. G. Guedes et al. (Orgs). Memória dos 20 Anos da Educação do Campo e do Pronera (1a ed.). Brasília, DF: Cidade Gráfica.

Fernandes, B. M; Cerioli, P. R. & Caldart, R. S. (2020). Texto preparatório Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo. In C. A. dos Santos et al. (Orgs). Dossiê Educação do Campo: Documentos 1998-2018. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília.

Fernandes, B. M & Molina, M. C. (2004). O Campo da Educação do Campo. In M. C. Molina & S. M. S. A. de Jesus (Orgs). Contribuições para Construção de um Projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”.

Lüdke, M. & André, M. (2022). Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: E.P.U.

Malheiros, B. T. (2011). Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro, RJ: LTC.

Autor 1 & Autor 2. (2024).

Oliveira, M. M. de. (2022). Como Fazer Pesquisa Qualitativa (7a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Skovsmose, O. (2000). Cenários para Investigação. Bolema - Boletim de Educação Matemática, 13(14), 66-91.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à educação matemática crítica (O. de A. Figueiredo, Trad.). Campinas, SP: Papirus.

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Marçal, P. H., & Milani, R. (2025). Um cenário para investigação na educação do campo. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025023. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19492

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA