Um cenário para investigação na educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19492Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, Educação do Campo, Cenários para Investigação.Resumo
Apresentamos neste artigo um recorte de uma pesquisa de mestrado que se fundamenta nos pressupostos teóricos da Educação Matemática Crítica e da Educação do Campo. Um dos objetivos específicos da referida pesquisa é compreender como projetos calcados nos cenários para investigação podem contribuir para uma aprendizagem crítica em uma Educação do Campo. Para atingir este objetivo, realizamos uma pesquisa participante, em que dois cenários para investigação foram desenvolvidos, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola municipal, situada na zona rural de um município do interior da Bahia. Trazemos neste artigo dados produzidos referentes a um dos cenários para investigação. Esclarecemos que com a realização de nossa pesquisa participante, compreendemos, à luz de Paulo Freire, que, na Educação do Campo, os cenários para investigação na aula de matemática proporcionam o exercício da cidadania ao democratizar a possibilidade da naturalidade da matemática como uma condição de estar no mundo.
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