Educação Matemática Crítica, Inclusão e Narrativa Pedagógica: Uma Proposta Formativa para Professores em Formação Inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19468

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica. Inclusão Escolar. Narrativas Pedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões teóricas e propositivas acerca da formação docente inicial a partir da articulação entre Educação Matemática Crítica, Educação Inclusiva e subjetividade docente. A partir do referencial da pesquisa (auto)biográfica e de uma proposta de pesquisa em desenvolvimento com licenciandos em Matemática e Pedagogia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), discute-se como as narrativas pedagógicas podem contribuir para práticas formativas mais inclusivas, críticas e sensíveis às singularidades dos sujeitos. Ao valorizar a subjetividade docente e o diálogo com a diversidade, a proposta formativa busca consolidar caminhos para a construção de práticas pedagógicas mais acessíveis e comprometidas com a justiça social. O artigo não apresenta resultados empíricos, mas propõe um debate teórico-metodológico sobre os fundamentos e os potenciais da pesquisa em curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara Chierici da Rocha, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA

Referências

Alrø, H., & Skovsmose, O. (2006). Dialogue and learning in mathematics education: Intention, reflection, critique. Springer.

Campos, T. M. M. (2007). Reflexões sobre o conhecimento matemático e seu ensino. Revista de Educação Matemática, 15(1), 34-50.

Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Artmed.

Delory-Momberger, C. (2016). A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, 1(1), 133-147. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526.

Frigotto, G. (2013). A crise do trabalho e a educação: Perspectivas de resistência e alternativas democráticas. Cortez.

Nery, É. S. S., & Sá, A. V. M. (2020). Educação em direitos humanos, educação matemática crítica e educação matemática inclusiva: Interseções e desafios. Revista Internacional de Direitos Humanos, 8(1), 89-115.

Oliveira da Silva, F., & Vasconcelos Pacheco Rios, J. A. (2021). Documentación narrativa de experiencias pedagógicas en la docencia universitaria: Profesión docente en cuestión. Saberes y Prácticas: Revista de Filosofía y Educación, 6(2), 1–20. https://doi.org/10.48162/rev.36.036.

Patto, M. H. S. (2015). A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. Casa do Psicólogo.

Skovsmose, O. (2007). Mathematics: A critical introduction. Routledge.

Skovsmose, O. (2013). Towards a critical mathematics education. Springer.

Skovsmose, O. (2014). Critique as uncertainty. Information Age Publishing.

Souza, E. C. de. (2006). O conhecimento de si: Estágio e narrativa de formação e professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB.

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

Rocha, N. C. da. (2025). Educação Matemática Crítica, Inclusão e Narrativa Pedagógica: Uma Proposta Formativa para Professores em Formação Inicial. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025027. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19468

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA