Educação Matemática Crítica, Inclusão e Narrativa Pedagógica: Uma Proposta Formativa para Professores em Formação Inicial
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19468Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica. Inclusão Escolar. Narrativas Pedagógicas.Resumo
Este artigo apresenta reflexões teóricas e propositivas acerca da formação docente inicial a partir da articulação entre Educação Matemática Crítica, Educação Inclusiva e subjetividade docente. A partir do referencial da pesquisa (auto)biográfica e de uma proposta de pesquisa em desenvolvimento com licenciandos em Matemática e Pedagogia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), discute-se como as narrativas pedagógicas podem contribuir para práticas formativas mais inclusivas, críticas e sensíveis às singularidades dos sujeitos. Ao valorizar a subjetividade docente e o diálogo com a diversidade, a proposta formativa busca consolidar caminhos para a construção de práticas pedagógicas mais acessíveis e comprometidas com a justiça social. O artigo não apresenta resultados empíricos, mas propõe um debate teórico-metodológico sobre os fundamentos e os potenciais da pesquisa em curso.
Downloads
Referências
Alrø, H., & Skovsmose, O. (2006). Dialogue and learning in mathematics education: Intention, reflection, critique. Springer.
Campos, T. M. M. (2007). Reflexões sobre o conhecimento matemático e seu ensino. Revista de Educação Matemática, 15(1), 34-50.
Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Artmed.
Delory-Momberger, C. (2016). A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, 1(1), 133-147. Recuperado de https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526.
Frigotto, G. (2013). A crise do trabalho e a educação: Perspectivas de resistência e alternativas democráticas. Cortez.
Nery, É. S. S., & Sá, A. V. M. (2020). Educação em direitos humanos, educação matemática crítica e educação matemática inclusiva: Interseções e desafios. Revista Internacional de Direitos Humanos, 8(1), 89-115.
Oliveira da Silva, F., & Vasconcelos Pacheco Rios, J. A. (2021). Documentación narrativa de experiencias pedagógicas en la docencia universitaria: Profesión docente en cuestión. Saberes y Prácticas: Revista de Filosofía y Educación, 6(2), 1–20. https://doi.org/10.48162/rev.36.036.
Patto, M. H. S. (2015). A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. Casa do Psicólogo.
Skovsmose, O. (2007). Mathematics: A critical introduction. Routledge.
Skovsmose, O. (2013). Towards a critical mathematics education. Springer.
Skovsmose, O. (2014). Critique as uncertainty. Information Age Publishing.
Souza, E. C. de. (2006). O conhecimento de si: Estágio e narrativa de formação e professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador: UNEB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 TANGRAM - Revista de Educação Matemática

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

