Proposição de Problemas como propulsora de uma Educação Matemática CríticaA Proposição de Problemas como propulsora de uma Educação Matemática Crítica
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19436Palavras-chave:
Dimensão Social, Ensino de Matemática, Exploração de ProblemasResumo
Este artigo tem como objetivo discutir as potencialidades da Proposição de Problemas como um caminho para promover uma Educação Matemática Crítica. Para tanto, serão apresentados resultados da tese de doutorado da primeira autora, evidenciando como atividades utilizando a Proposição de Problemas possibilitaram reflexões sobre questões de natureza sócio-político-cultural. A pesquisa, realizada com 24 licenciandos em Matemática em
uma universidade pública da Paraíba, destaca como atividades baseadas na metodologia Exploração-Proposição-Resolução de Problemas podem incentivar os alunos a refletirem criticamente sobre questões sócio-político-cultural, utilizando a matemática para além de uma disciplina técnica. A Educação Matemática Crítica envolve a formação de cidadãos capazes de questionar e transformar a realidade por meio da reflexão matemática, uma prática que ultrapassa o ensino convencional. Neste contexto, a Proposição de Problemas oferece aos alunos a oportunidade de se tornarem co-construtores do conhecimento, desenvolvendo habilidades matemáticas ao mesmo tempo em que discutem temas sociais relevantes. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades utilizando a Proposição de Problemas colaboram para um ensino-aprendizagem de Matemática com mais compreensão, promovem o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo e possibilitam o fortalecimento da relação dos alunos com a matemática, permitindo-lhes perceber seu papel na articulação de questões sociais. Conclui-se que a Proposição de Problemas, na perspectiva da Educação Matemática Crítica, potencializa um ensino de matemática voltado para a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender e intervir nas questões sociais por meio da matemática e além.
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