Educação Estatística Crítica: perspectivas para a formação cidadã na contemporaneidade

perspectives for citizenship education in contemporary times

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19411

Palavras-chave:

Letramento Estatístico Crítico, Consciência Estatística Crítica, Justiça Social

Resumo

Este ensaio teórico explora como o Letramento Estatístico Crítico (LEC) e a Consciência Estatística Crítica (CEC) potencializam a Educação Estatística Crítica (EEC) no contexto da Educação Matemática Crítica (EMC), a fim de promover uma formação cidadã e democrática. A partir de uma ampla fundamentação teórica, o texto discute como o LEC promove competências analíticas e reflexivas no tratamento de dados estatísticos em contextos sociopolíticos, enquanto que a CEC enfatiza a conscientização sobre o impacto das estatísticas na construção de realidades sociais. A articulação entre EEC, LEC e CEC destaca uma abordagem educativa que transcende o ensino técnico, integrando reflexões sociais e políticas às práticas pedagógicas. Essa perspectiva incentiva a formação de cidadãos engajados, capazes de questionar desigualdades sociais e propor soluções fundamentadas. Além disso, o texto discute desafios, como a formação docente e barreiras institucionais, destacando a necessidade de práticas pedagógicas críticas que alinhem a estatística às demandas da justiça social e da democratização do conhecimento. O estudo conclui que o LEC e a CEC ampliam o alcance da EEC ao conectar habilidades estatísticas com criticidade, alinhando-se à EMC como uma prática transformadora para o século XXI. Essa integração não apenas forma indivíduos reflexivos, mas também contribui para uma educação comprometida com a justiça social e a democratização do conhecimento.

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Biografia do Autor

Fernanda Angelo Pereira, Instituto Federal Fluminense

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES/UFF. Atua nas áreas de Educação Matemática e Educação Estatística. Atualmente é Professora de Matemática da Rede Municipal de Pirapetinga, MG, Professora Substituta no Instituto Federal Fluminense - IFF e Tutora à Distância das disciplinas de Lógica e Teoria dos Conjuntos e Introdução à Combinatória de Contagem do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). É membra da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística - RELIEE e da International Association for Statistical Education - IASE. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística EAME - LABEM - UFF- INFES e do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE.

Mauren Porciúncula Moreira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Dra. Mauren Porciúncula é professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve as atividades no Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística (LabEst), do Innovation Center of Statistical Education (ICE), sediados no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), da FURG. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Líder do Grupo InterNacional de Pesquisa em Educação Estatística (GIIPEE) e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística (EduEst). Coordenadora do Programa Letramento Multimídia Estatístico (LeME), Best Cooperative Project Award, da International Association for Statistical Education (IASE), e de Projetos associados à este. É membra do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT-12), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), da Associação Brasileira de Estatística (ABE), da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE) e da International Association for Statistical Education (IASE). É Country Coordinator do International Statistical Literacy Project (ISLP), da IASE, no Brasil. É co-fundadora de Projetos e Tecnologias Sociais e Educacionais para a Educação Estatística, tais como a Sala da Aprendizagem da Estatística (SalAEst), o Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Estatísticos (PET SabEst), o Programa de Apoio Tecnológico para uma Educação Lúdica e Interativa de Estatística (ATELIE), o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu) e o International forum for early career researchers in statistics education (INCREASE). Editora da Educação Matemática em Revista SBEM-RS (2018-2025). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação e Ciências QVS-Associação Ampla - FURG (2021-2022).Associate Editor da Statistical Education Research Journal - SERJ. 

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Publicado

2025-09-16

Como Citar

Pereira, F. A., & Silva, M. P. M. da. (2025). Educação Estatística Crítica: perspectivas para a formação cidadã na contemporaneidade: perspectives for citizenship education in contemporary times. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025036. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19411

Edição

Seção

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA