Educação Estatística Crítica: perspectivas para a formação cidadã na contemporaneidade
perspectives for citizenship education in contemporary times
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19411Palavras-chave:
Letramento Estatístico Crítico, Consciência Estatística Crítica, Justiça SocialResumo
Este ensaio teórico explora como o Letramento Estatístico Crítico (LEC) e a Consciência Estatística Crítica (CEC) potencializam a Educação Estatística Crítica (EEC) no contexto da Educação Matemática Crítica (EMC), a fim de promover uma formação cidadã e democrática. A partir de uma ampla fundamentação teórica, o texto discute como o LEC promove competências analíticas e reflexivas no tratamento de dados estatísticos em contextos sociopolíticos, enquanto que a CEC enfatiza a conscientização sobre o impacto das estatísticas na construção de realidades sociais. A articulação entre EEC, LEC e CEC destaca uma abordagem educativa que transcende o ensino técnico, integrando reflexões sociais e políticas às práticas pedagógicas. Essa perspectiva incentiva a formação de cidadãos engajados, capazes de questionar desigualdades sociais e propor soluções fundamentadas. Além disso, o texto discute desafios, como a formação docente e barreiras institucionais, destacando a necessidade de práticas pedagógicas críticas que alinhem a estatística às demandas da justiça social e da democratização do conhecimento. O estudo conclui que o LEC e a CEC ampliam o alcance da EEC ao conectar habilidades estatísticas com criticidade, alinhando-se à EMC como uma prática transformadora para o século XXI. Essa integração não apenas forma indivíduos reflexivos, mas também contribui para uma educação comprometida com a justiça social e a democratização do conhecimento.
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