Matemática Recreativa nas Aulas de Matemática: uma experiência no 7º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19109

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Matemática Recreativa, Motivação escolar

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar a maneira como a Matemática Recreativa (MR) pode influenciar positivamente as atitudes dos alunos. A motivação para essa pesquisa surgiu do desejo de intervir na apatia e na desmotivação dos estudantes percebidas nas aulas de Matemática. Partindo do princípio de que a motivação é um fator importante para o aprendizado de qualquer tema, a MR foi explorada como uma alternativa para engajar os alunos. Assim, um conjunto de atividades e desafios lúdicos foi selecionado e apresentado semanalmente a uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no interior da Paraíba. O comportamento da turma durante as aulas de Matemática foi observado antes, durante e após a aplicação dessas atividades, sendo feitos registros por meio de anotações em caderno de campo, gravações em áudio, questionários e anotações dos próprios alunos. Posteriormente, realizou-se uma avaliação detalhada das transcrições e anotações, buscando identificar posturas positivas ou negativas dos alunos tanto nas aulas regulares de Matemática quanto naquelas envolvendo a MR. Como resultado, constatou-se que a aplicação regular dessas atividades promoveu mudanças significativas nas atitudes dos estudantes, como aumento na frequência e maior engajamento na realização das tarefas propostas, mesmo após o término das aplicações das atividades lúdicas. Conclui-se que a inserção sistemática da MR nas aulas tem grande potencial para despertar o interesse e a motivação dos alunos pelas aulas de Matemática.

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Biografia do Autor

Larissa Bento de Souza, UFRN

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Fernando Guedes Cury , UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, UNESP/Rio Claro (2007 e 2011, respectivamente). Entre 2016 e 2017 realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de ensino, com ênfase na Educação Matemática e na formação de professores, Na pesquisa trabalha principalmente com os seguintes temas: história da educação matemática, história oral e formação de professores de matemática.

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Publicado

2025-10-26

Como Citar

Souza, L. B. de, & Cury , F. G. (2025). Matemática Recreativa nas Aulas de Matemática: uma experiência no 7º ano do Ensino Fundamental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025042. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19109

Edição

Seção

Experiências pedagógicas