Família, escola e matemática: o que dizem as crianças, seus pais e mães?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18672

Palavras-chave:

Escola. Família. Matemática.

Resumo

O presente artigo decorre de pesquisa realizada com uma turma de Educação Infantil de uma escola pública, no município de Nossa Senhora do Socorro – SE. Pretende apresentar as ideias sobre a matemática que permeiam as falas das crianças, bem como dos seus pais e mães. Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, utilizando a entrevista como um dos procedimentos para produção de dados. Destacam-se como resultados que: as crianças expressam ideias positivas a respeito da matemática, embora restritas às atividades da escola e, principalmente, aos números; pais e mães reiteram a importância da matemática para a vida adulta e afirmam ser uma área difícil. Dessa maneira, tais ideias relacionam–se mais a uma perspectiva de mentalidade fixa do que de crescimento. Conclui-se, enfatizando a relevância de uma parceria efetiva entre família e escola, no sentido de instigar uma mentalidade de crescimento em relação à matemática, desmitificando mitos e crenças a respeito desse campo de conhecimento desde a infância.

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Biografia do Autor

Yasmin Vieira, Universidade Federal de Sergipe

Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

São Cristóvão, Sergipe, Brasil

Simone Damm, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, linha de pesquisa "Educação e Linguagens - Matemática"; Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS.

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Publicado

2025-11-09

Como Citar

Vieira, Y., & Damm, S. (2025). Família, escola e matemática: o que dizem as crianças, seus pais e mães?. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025048. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18672

Edição

Seção

Artigos