Múltiplos e divisores: Explorando estratégias lúdicas para avaliação diagnóstica de estudantes do 7º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18294

Palavras-chave:

Ludicidade, Múltiplos e divisores, Avaliação diagnóstica

Resumo

Resumo: O presente trabalho apresenta uma adaptação do jogo “Brincando com Múltiplos e Divisores” para turmas do 7º ano de uma escola pública localizada no estado do Rio de Janeiro, visando a avaliação diagnóstica dos estudantes, a partir da resolução de problemas no contexto da ludicidade. Ao inserir elementos lúdicos no ensino de matemática, busca-se promover um ambiente de aprendizagem motivador, estimulando sua participação e engajamento no processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, os resultados apontam que a resolução de problemas vinculada a um cenário de ludicidade além de possibilitar a prática argumentativa e a interação ativa entre estudantes e professor, fornecem um modelo de avaliação diagnóstica que permite a identificação de conceitos e ideias matemáticas mobilizadas pelos alunos.  

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Biografia do Autor

Rasec Almeida, UERJ

Departamento de Matemática e Desenho, CAp-UERJ, UERJ

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Natália Pedroza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019), mestrado em Ciências Computacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Diego Soares Monteiro da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Matemática-UFF (2013) e bacharelado em Engenharia-Elétrica-USS (2014). Mestre em Modelagem Computacional-UFF (2016). Doutor em Matemática- Puc-Rio (2021). Possui interesse na área de análise numérica e ensino de matemática: modelagem matemática, tecnologias na educação, desenvolvimento do pensamento computacional no ensino básico e superior e mentalidades matemáticas. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Almeida, R., Pedroza, N., & Silva, D. S. M. da. (2024). Múltiplos e divisores: Explorando estratégias lúdicas para avaliação diagnóstica de estudantes do 7º ano . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(4), 112–131. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18294

Edição

Seção

Artigos