Da farinha à sala de aula: a utilização da balança de dois pratos como estratégia pedagógica para o ensino de frações
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18222Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Formação docente, Oficina lúdico-pedagógicaResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência que tem por objetivo descrever os resultados alcançados, por meio do desenvolvimento de uma oficina elaborada por estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática. A oficina consistiu na manipulação de uma balança de dois pratos e de uma atividade relacionada à temática “Farinha de Mandioca”, para desenvolver o conteúdo de frações, buscando estabelecer uma conexão entre o conteúdo matemático e a realidade dos estudantes. A implementação da oficina ocorreu em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Amargosa-BA. Após o desenvolvimento da oficina, analisamos os resultados de maneira reflexiva e qualitativa. Identificamos, a partir das observações e atividades desenvolvidas, um retorno promissor quanto à participação dos estudantes, no que diz respeito as suas interações e resoluções da atividade proposta. Concluímos, nesse sentido, sobre a importância de adotar, na prática docente, metodologias diversificadas e que estejam presentes no cotidiano do estudante, a fim de tornar o aprendizado mais atrativo e facilitar a revisão e fixação dos conceitos abordados. Assim, enfatizamos ainda sobre a relevância do PIBID na formação acadêmica dos cursos de Licenciaturas, ao proporcionar um contato mais próximo entre universidade e escola.
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