Da farinha à sala de aula: a utilização da balança de dois pratos como estratégia pedagógica para o ensino de frações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18222

Keywords:

Ensino de Matemática, Formação docente, Oficina lúdico-pedagógica

Abstract

Este artigo apresenta um relato de experiência que tem por objetivo descrever os resultados alcançados, por meio do desenvolvimento de uma oficina elaborada por estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática. A oficina consistiu na manipulação de uma balança de dois pratos e de uma atividade relacionada à temática “Farinha de Mandioca”, para desenvolver o conteúdo de frações, buscando estabelecer uma conexão entre o conteúdo matemático e a realidade dos estudantes. A implementação da oficina ocorreu em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Amargosa-BA. Após o desenvolvimento da oficina, analisamos os resultados de maneira reflexiva e qualitativa. Identificamos, a partir das observações e atividades desenvolvidas, um retorno promissor quanto à participação dos estudantes, no que diz respeito as suas interações e resoluções da atividade proposta. Concluímos, nesse sentido, sobre a importância de adotar, na prática docente, metodologias diversificadas e que estejam presentes no cotidiano do estudante, a fim de tornar o aprendizado mais atrativo e facilitar a revisão e fixação dos conceitos abordados. Assim, enfatizamos ainda sobre a relevância do PIBID na formação acadêmica dos cursos de Licenciaturas, ao proporcionar um contato mais próximo entre universidade e escola.

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Author Biographies

Francino Mascarenhas Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsita do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Alisson dos Santos Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licenciando em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsita do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Fernando Carvalho dos Santos Júnior, Prefeitura Municipal de Amargosa - BA

Especialista em Ensino de Matemática (IFBA), Especialista em Matemática e Finanças (FACULDADE FUTURA), Licenciado em Matemática (UFRB - CFP). Professor Efetivo de Matemática do Município de Amargosa. Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia  - UFRB. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM/UESC.

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Published

2025-08-24

How to Cite

Andrade, F. M., Silva, A. dos S., Santos Júnior, F. C. dos, & Madruga, Z. E. de F. (2025). Da farinha à sala de aula: a utilização da balança de dois pratos como estratégia pedagógica para o ensino de frações. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025002. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.18222

Issue

Section

Pedagogical Experiences