O Campo Conceitual de Função: uma análise de situações presentes no livro didático

an analysis of situations on schoolbooks

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17594

Palavras-chave:

Teoria dos Campos Conceituais, Função, Livro Didático

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Iniciação Científica que buscou identificar atividades e/ou situações-problema que têm sido trabalhadas nos Livros Didáticos de Matemática  (6º ano e 7º ano)  da  4ª  edição  da  Coleção  “A conquista da Matemática”, de José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci, aprovada no PNLD 2020, e que, provavelmente, permitem aos alunos construir os conceitos básicos de variável, dependência, correspondência, regularidade e generalização; conceitos esses importantes para a formalização do conceito de Função. Utilizando a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, após a análise das referidas atividades e/ou situações, foram evidenciados os seguintes resultados: a identificação de nove atividades que abordam o conceito de função no 6º ano e de vinte e uma atividades no 7º ano que abordam o conceito de função. Assim, destaca-se a importância de o professor identificar as atividades e relacioná-las ao conceito de Função por meio de abordagens em sala de aula.

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Biografia do Autor

Hiba Hussein Ghayad, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Licencianda em Matemática.

Renata Camacho Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em Educação. Mestre em Educação Matemática. Licenciada em Matemática. 

Richael Silva Caetano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorado em Educação Para a Ciência

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Publicado

2024-03-30

Como Citar

Ghayad, H. H., Bezerra, R. C., & Caetano, R. S. (2024). O Campo Conceitual de Função: uma análise de situações presentes no livro didático: an analysis of situations on schoolbooks. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(1), 65–84. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17594

Edição

Seção

Artigos