Materiais Concretos em sala de aula: um estudo bibliográfico em teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13566Palavras-chave:
Laboratório de Ensino de Matemática, Materiais Manipuláveis, Prática de ensino.Resumo
Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa bibliográfica sobre o uso dos Materiais Concretos em sala de aula. A pergunta orientadora do estudo foi expressa nos seguintes termos: quais as contribuições do material concreto no ensino e aprendizagem de Matemática aos alunos? Como alicerce metodológico foi estabelecida a pesquisa bibliográfica baseada em mapeamento de leituras das produções de teses e dissertações. Tem-se como objetivos analisar a literatura sobre as contribuições do material concreto na Educação e identificar as aproximações entre o concreto e o abstrato. Como resultado iniciais destaca-se o espaço do Laboratório de Ensino de Matemática, a prática do conteúdo de forma manipulável, o pensamento criativo, raciocínio lógico, a competição, além da diversão.Downloads
Referências
Bauman, Zygmunt. (1998). O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Brasil. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental (PCNEF): Matemática. Brasília: SEMT/MEC.
Aragão, H. M. C. A.; Vidigal, S. M. P. (2012). Materiais manipuláveis para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. São Paulo: Mathema.
D'Ambrosio, U. (2007). Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica.
Farias, E. R. (2018). A utilização de jogos por licenciandos em Matemática como recurso pedagógico em aulas de Matemática em um museu. 2018. 339f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Godoy, A. S. (1995). Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas Artigos, v. 35, n.3, pp. 20-29, São Paulo, Mai./Jun.
Günther, H. (2006). Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.22, n. 2, pp. 201-210, Brasília, Mai-Ago.
Jardinetti, J. R. B. (1996). Abstrato e o Concreto no Ensino da Matemática: algumas reflexões. Bolema, v. 11, n. 12, pp. 45 a 57.
Lima, M. de A. G. (2018). As potencialidades didáticas do Laboratório de Ensino de Matemática para a Álgebra Escolar. 2018. 220f.
Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro.
Lorenzato, S. (Org.). (2006). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. São Paulo: Autores Associados.
Nacarato, A. M. (2005). Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, v. 9, n. 9-10.
Silva, N. J. A. da. (2019). Laboratório de Matemática: jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP. 2019. 78f. Dissertação (Mestrado em Ciências – Programa de Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena.
Universidade Federal do Tocantins. (2011). Manual para Elaboração e Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso do Campus de Araguaína. Araguaína: UFT, 52 p
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.