Materiais Concretos em sala de aula: um estudo bibliográfico em teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13566Keywords:
Laboratório de Ensino de Matemática, Materiais Manipuláveis, Prática de ensino.Abstract
Neste trabalho apresenta-se uma pesquisa bibliográfica sobre o uso dos Materiais Concretos em sala de aula. A pergunta orientadora do estudo foi expressa nos seguintes termos: quais as contribuições do material concreto no ensino e aprendizagem de Matemática aos alunos? Como alicerce metodológico foi estabelecida a pesquisa bibliográfica baseada em mapeamento de leituras das produções de teses e dissertações. Tem-se como objetivos analisar a literatura sobre as contribuições do material concreto na Educação e identificar as aproximações entre o concreto e o abstrato. Como resultado iniciais destaca-se o espaço do Laboratório de Ensino de Matemática, a prática do conteúdo de forma manipulável, o pensamento criativo, raciocínio lógico, a competição, além da diversão.Downloads
References
Bauman, Zygmunt. (1998). O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Brasil. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental (PCNEF): Matemática. Brasília: SEMT/MEC.
Aragão, H. M. C. A.; Vidigal, S. M. P. (2012). Materiais manipuláveis para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. São Paulo: Mathema.
D'Ambrosio, U. (2007). Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica.
Farias, E. R. (2018). A utilização de jogos por licenciandos em Matemática como recurso pedagógico em aulas de Matemática em um museu. 2018. 339f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Godoy, A. S. (1995). Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas Artigos, v. 35, n.3, pp. 20-29, São Paulo, Mai./Jun.
Günther, H. (2006). Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.22, n. 2, pp. 201-210, Brasília, Mai-Ago.
Jardinetti, J. R. B. (1996). Abstrato e o Concreto no Ensino da Matemática: algumas reflexões. Bolema, v. 11, n. 12, pp. 45 a 57.
Lima, M. de A. G. (2018). As potencialidades didáticas do Laboratório de Ensino de Matemática para a Álgebra Escolar. 2018. 220f.
Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro.
Lorenzato, S. (Org.). (2006). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. São Paulo: Autores Associados.
Nacarato, A. M. (2005). Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, v. 9, n. 9-10.
Silva, N. J. A. da. (2019). Laboratório de Matemática: jogos matemáticos no ensino de funções com a utilização da metodologia ABP. 2019. 78f. Dissertação (Mestrado em Ciências – Programa de Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências) – Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena.
Universidade Federal do Tocantins. (2011). Manual para Elaboração e Normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso do Campus de Araguaína. Araguaína: UFT, 52 p
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.