Metanálise Qualitativa: aspectos históricos, conceituais e procedimentais
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v6i2.17162Palavras-chave:
pesquisa qualitativa, Educação matemática, Metanálise e educação, Metanálise e humanidades, Metanálise, educação e ensinoResumo
Este artigo de natureza teórica objetiva apresentar uma conceitualização de metanálise qualitativa própria para a área das humanidades em seus diferentes campos de estudos. Tendo como lente a área da Educação, enfoca a Educação Matemática, haja vista as múltiplas interfaces que estabelece com as diferentes áreas do conhecimento, ressaltando-se o escopo teórico próprio da pesquisa qualitativa. Realizada metodologicamente por meio de compatibilização de diferentes compreensões sobre metanálise qualitativa, o entrelaçamento possibilitou o aprofundamento do seu conceito. A centralidade da abordagem está na metanálise qualitativa em relação a aspectos históricos, diferentes concepções e compreensões que a permeiam, constituição de seus parâmetros e seus sistemáticos procedimentos. Realiza aproximações entre revisão sistemática, metassíntese, metanálise quantitativa e metanálise qualitativa. Conclui abordando sobre a possibilidade de produção de novos resultados e outras sínteses que transcendem os anteriores originalmente obtidos por meio da metanálise qualitativa.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Bicudo, M. A. V. (2014). Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. Revemat. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 9, 7-20. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2014v9nespp7
Castro, A. A. Revisão sistemática e meta-análise. 2001. Recuperado de http://metodologia.org/wp-content/uploads/2010/08/meta1.PDF
Castro, A. A., Saconato, H., Guidugli, F, & Clark, O. A. C. (2002). Curso de revisão sistemática e metanálise. São Paulo: LED-DIS/UNIFESP. Recuperado de http://www.virtual.epm.br/cursos/metanalise
Cordeiro, A. M., Oliveira, G. M., Rentería, J. M., Guimarães, C. A., & GERS-RIO. (2007). Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Comunicação Científica, 34 (6). Vol. 34 - Nº 6.
Costa, A. B.; Zoltowski, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: Koller, S. H.; De Paula Couto, M. C. P.; Hohendorff, J. V. (org.). Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, 2014, p. 53-67. Recuperado de https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6264507/mod_resource/content/2/Manual_prod_cient_I_1.pdf
Faria, P. M. F; Camargo, D. Metassíntese: revisão sistemática qualitativa na área da educação. Revista Brasileira de Educação v. 27, 2022. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YJcJsdcCM4WMKHy3LXF3CQn/?format=pdf&lang=pt
Fiorentini, D.; & Lorenzato, S. (2006). Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados.
Freitas, M. F. Q., & Souza, J. (2018). Pensar a formação e a pesquisa na Pós-graduação stricto sensu. Educar em Revista, 34(71), 9-18. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62549
Guérios, E. (2021). A plataforma Brasil e os comitês de ética em pesquisa na área de humanidades. Revista Pesquisa Qualitativa, 9(22), 565-581. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/509
Kuenzer, A., & Moraes, M. C. M. (2005, set./dez.). Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, 26(93), 1341-1362. Recuperado de https://www.scielo.br/j/es/a/NCGYCZkVyFqBNwCTJnjWJ8x/abstract/?lang=pt
Lopes, a. L. M; fracolli, l. A. Revisão sistemática de literatura e metassíntese qualitativa: considerações sobre sua aplicação na pesquisa em enfermagem. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, 2008 Out-Dez; 771-8. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/tce/a/hNWjZ6pFQ3gH8Bfz3nxBCGC/?format=pdf&lang=pt
Passos, C. L. B., Nacarato, A. M., Fiorentini, D., Rocha, L. P., Freitas, M.T.M., Megid, M. A. B. A., Grando, R. C., Miskulim, R. G. S., & Melo, M. V. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: uma metanálise de estudos brasileiros. Revista Quadrante, 15(1 & 2), 193-219. Recuperado de https://quadrante.apm.pt/article/view/22800
Pinto, C. M. “Metanálise qualitativa como abordagem metodológica para pesquisas em letras”. Atos de Pesquisa em Educação. v. 8, n. 3, p. 1033 – 1048, 2013. Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/b091/456f698ceb39f1d1ade30cecdfdeb414ddc4.pdf
Rodrigues, C. L., & Ziegelmann, P. K. (2010, out.). Metanálise: Um Guia Prático. Revista HCPA, 30(4), 436-447. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/16571
Sampaio, R. F; Mancini, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. Fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?format=pdf&lang=pt
Silva, L. B. L. R. (2020). Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil: uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018. (Dissertação de Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Recuperado de https://educapes.capes.gov.br/handle/1884/69152?mode=full
Souza, L. M. M; Firmino, C. F; Marques-Vieira, C. M. A; Severino, S. S. P; Pestana, H. C. F. C. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação, Porto, v. 1, nº 1, jun. 2018. Recuperado de: https://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/20/12
Vosgerau, D., & Romanowski, J. P. (2014, jan./abr.). Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 165-189. Recuperado de http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v14n41/v14n41a09.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.