Distratores Monetários na Provinha Brasil de Matemática aplicada em Pelotas-RS
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8811Palabras clave:
Provinha Brasil, Grandezas Monetárias, Distratores.Resumen
O objetivo deste trabalho é analisar situações monetárias, presentes em avaliações de larga escala, que geram dificuldades em estudantes do Ciclo de Alfabetização. A questão de pesquisa que orientou o trabalho, e que respondemos ao final deste artigo é a seguinte: quais tipos de situações envolvendo grandezas monetárias apresentam, probabilisticamente, maior nível de distração do pensamento da criança? A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questões selecionadas da Provinha Brasil de Matemática dos anos de 2015 e 2016, para 88 estudantes do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental da rede pública em uma escola da cidade de Pelotas-RS. Os resultados da pesquisa indicam que problemas da Provinha Brasil que envolvem relações aritméticas entre cédulas e moedas apresentam um grande número de distratores (alternativas incorretas, porém plausíveis), ao contrário dos problemas de identificação de cédulas e moedas, que praticamente não apresentam distratores.Descargas
Citas
Brasil. (2017)Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2018.
Bussab, Wilton De O.; Morettin, Pedro A. (2017) Estatística Básica. 9 ed. São Paulo: Saraiva.
Cecco, Bruna Larissa; Andreis, Rosemari Ferrari. (2014) Uma Abordagem da Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamenta. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL, 20., Chapecó – SC. Anais do xx Encontro Regional de Matemática da Região Sul.
Cortes,Cácia da Silva; FRAGA, Laura Pippi; marafiga, Andressa Wiedenhöft; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira (2012) Para que Serve o Dinheiro? Uma experiência nos Anos Iniciais a Partir da Necessidade de Criação de Um Padrão Monetário. In: ESCOLA DE INVERNO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2012. Anais da III Escola de Inverno em Educação Matemática.
Gatti, B. A. (2006)A pesquisa em educação: pontuando algumas questões metodológicas, PUC-SP, 2006.
Gatti, B. A. (2004) Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr.
Haladyna, Thomas M.(2004) Developing and validating multiple-choice test items. 3 ed., Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Ibge. (2018). IBGE Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/pelotas/panorama>. Acesso em: 01 set. 2018.
Inep. (2017). Prova Brasil. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/prova-brasil>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Lima, Eciône Felix De; Machado, Yzynya Silva Rezende. (2016)Aprendendo Subtração Utilizando o Sistema Monetário nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Natal - RN. Anais do III Encontro Nacional de Educação.
Martins, Vanderlei Bilhalva; Beck, Vinicius Carvalho. (2018) Habilidades de Estudantes do Ensino Médio para Planificar Figuras Tridimensionais. Monografia (Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação), Instituto Federal Sul-rio-grandense, Pelotas - RS. 26p.
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira. (2018) Cálculo Amostral: calculadora online. Disponível em: <http://www.publicacoesdeturismo.com.br/calculoamostral/>. Acesso em: 01 set. 2018.
Silva, João Alberto da; Jelinek, Karin Ritter; Beck, Vinicius Carvalho (2015) Estratégias de Crianças do Ciclo de Alfabetização na Resolução de Problemas Envolvendo Grandezas e Medidas. Vidya, Santa Maria (RS), v.35, n.2, p.1348-1368, dez.
Sole, M. A.(2014) Financial Literacy: An essential component of mathematics literacy and numeracy. Journal of Mathematics Education at Teachers College, v.5, n.2, p.55-62
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.