Distratores Monetários na Provinha Brasil de Matemática aplicada em Pelotas-RS
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8811Keywords:
Provinha Brasil, Grandezas Monetárias, Distratores.Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar situações monetárias, presentes em avaliações de larga escala, que geram dificuldades em estudantes do Ciclo de Alfabetização. A questão de pesquisa que orientou o trabalho, e que respondemos ao final deste artigo é a seguinte: quais tipos de situações envolvendo grandezas monetárias apresentam, probabilisticamente, maior nível de distração do pensamento da criança? A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questões selecionadas da Provinha Brasil de Matemática dos anos de 2015 e 2016, para 88 estudantes do ciclo de alfabetização do Ensino Fundamental da rede pública em uma escola da cidade de Pelotas-RS. Os resultados da pesquisa indicam que problemas da Provinha Brasil que envolvem relações aritméticas entre cédulas e moedas apresentam um grande número de distratores (alternativas incorretas, porém plausíveis), ao contrário dos problemas de identificação de cédulas e moedas, que praticamente não apresentam distratores.Downloads
References
Brasil. (2017)Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2018.
Bussab, Wilton De O.; Morettin, Pedro A. (2017) Estatística Básica. 9 ed. São Paulo: Saraiva.
Cecco, Bruna Larissa; Andreis, Rosemari Ferrari. (2014) Uma Abordagem da Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamenta. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL, 20., Chapecó – SC. Anais do xx Encontro Regional de Matemática da Região Sul.
Cortes,Cácia da Silva; FRAGA, Laura Pippi; marafiga, Andressa Wiedenhöft; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira (2012) Para que Serve o Dinheiro? Uma experiência nos Anos Iniciais a Partir da Necessidade de Criação de Um Padrão Monetário. In: ESCOLA DE INVERNO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2012. Anais da III Escola de Inverno em Educação Matemática.
Gatti, B. A. (2006)A pesquisa em educação: pontuando algumas questões metodológicas, PUC-SP, 2006.
Gatti, B. A. (2004) Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr.
Haladyna, Thomas M.(2004) Developing and validating multiple-choice test items. 3 ed., Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Ibge. (2018). IBGE Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/pelotas/panorama>. Acesso em: 01 set. 2018.
Inep. (2017). Prova Brasil. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/prova-brasil>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Lima, Eciône Felix De; Machado, Yzynya Silva Rezende. (2016)Aprendendo Subtração Utilizando o Sistema Monetário nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Natal - RN. Anais do III Encontro Nacional de Educação.
Martins, Vanderlei Bilhalva; Beck, Vinicius Carvalho. (2018) Habilidades de Estudantes do Ensino Médio para Planificar Figuras Tridimensionais. Monografia (Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação), Instituto Federal Sul-rio-grandense, Pelotas - RS. 26p.
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira. (2018) Cálculo Amostral: calculadora online. Disponível em: <http://www.publicacoesdeturismo.com.br/calculoamostral/>. Acesso em: 01 set. 2018.
Silva, João Alberto da; Jelinek, Karin Ritter; Beck, Vinicius Carvalho (2015) Estratégias de Crianças do Ciclo de Alfabetização na Resolução de Problemas Envolvendo Grandezas e Medidas. Vidya, Santa Maria (RS), v.35, n.2, p.1348-1368, dez.
Sole, M. A.(2014) Financial Literacy: An essential component of mathematics literacy and numeracy. Journal of Mathematics Education at Teachers College, v.5, n.2, p.55-62
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.