Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8627Palabras clave:
Educação Financeira, Novo ENEM, Ensino de Matemática, Prática Pedagógica.Resumen
Apresentamos, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a presença da temática da Educação Financeira nas questões das provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017, para legitimar sua presença no currículo de Matemática da Educação Básica. Utilizamos a abordagem qualitativa na modalidade documental, pois o corpus foi constituído por documentos oficiais (405 questões contidas nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017). Para analisar os dados, recorremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), a qual nos proporcionou constituir três Categorias de Análise (Conhecimentos Numéricos; Conhecimentos Algébricos; Conhecimentos de Estatística e Probabilidade), pelas quais refletimos sobre a importância de abordar a temática da Educação Financeira na prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, pois 14,8% das questões da provas de Matemática do Novo ENEM estão relacionadas a situações problemas envolvendo a Educação Financeira.
Descargas
Citas
Appolinário, F. (2009) Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas.
Bardin. L.(1977) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Brasil. (2009) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de referência para o ENEM 2009. Brasília, DF. 2009. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/ENEM2009_matriz.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2018.
Brasil.(2018)Estratégia Nacional de Educação Financeira – Plano Diretor da ENEF. 2011. Disponível em: <http://www.vidaedinheiro.gov.br/Imagens/Plano%20Diretor%20ENEF.pdf>. Acesso em: 20 jul.
Britto, R. R.(2018) Educação Financeira: Uma Pesquisa Documental Crítica. 263 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. Acesso em: 18 jun.
Campos, M. B.(2012) Educação Financeira na Matemática do Ensino Fundamental: Uma Análise da Produção de Significados. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Carvalho, V. (1999)Educação Matemática: Matemática e Educação para o Consumo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Coutinho, C. Q. S; Teixeira, J.(2015) Letramento financeiro: um diagnóstico de saberes docentes. REVEMAT, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 1-22.
Creswell, J. W. (2007)Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Luciana de Oliveira da Rocha. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.
D’ambrósio,(1986) U. Da realidade à ação: Reflexões sobre educação e Matemática. 5. ed. Campinas: Summus.
D’ambrósio (2001)Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus(Coleção Perspectiva em Educação Matemática).
D’ambrósio; B. S; D’ambrósio, U. (2006) Formação de Professores de Matemática: Professor-Pesquisador. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 75-85, jan./abr.
Fiorentini, D; Lorenzato, S.(2006) Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 226 p.
Moreira, J. L. (2013) Educação Matemática: A Matemática e a Educação para o Consumo. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Católica de Brasília, Brasília.
Rodrigues, M. U. (2013) Análise das questões de matemática do novo ENEM (2009-2012): reflexões para professores de matemática. Curitiba: SBEM. Disponível em: <http://sbem.esquiro.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/1029_804_ID.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2018.
Rosa Junior, R. J. (2018)Educação financeira: uma proposta de estudo de questões de ENEM e concursos públicos com abordagem transversal e contextualizada. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2018.
Silva, A. M.; Powell, A. B.(2013) Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectiva. Curitiba.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.