Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo enem no período de 2009 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8627Keywords:
Educação Financeira, Novo ENEM, Ensino de Matemática, Prática Pedagógica.Abstract
Apresentamos, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar a presença da temática da Educação Financeira nas questões das provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017, para legitimar sua presença no currículo de Matemática da Educação Básica. Utilizamos a abordagem qualitativa na modalidade documental, pois o corpus foi constituído por documentos oficiais (405 questões contidas nas provas de Matemática do Novo ENEM no período de 2009 a 2017). Para analisar os dados, recorremos a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977), a qual nos proporcionou constituir três Categorias de Análise (Conhecimentos Numéricos; Conhecimentos Algébricos; Conhecimentos de Estatística e Probabilidade), pelas quais refletimos sobre a importância de abordar a temática da Educação Financeira na prática pedagógica dos professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, pois 14,8% das questões da provas de Matemática do Novo ENEM estão relacionadas a situações problemas envolvendo a Educação Financeira.
Downloads
References
Appolinário, F. (2009) Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas.
Bardin. L.(1977) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Brasil. (2009) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de referência para o ENEM 2009. Brasília, DF. 2009. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/ENEM2009_matriz.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2018.
Brasil.(2018)Estratégia Nacional de Educação Financeira – Plano Diretor da ENEF. 2011. Disponível em: <http://www.vidaedinheiro.gov.br/Imagens/Plano%20Diretor%20ENEF.pdf>. Acesso em: 20 jul.
Britto, R. R.(2018) Educação Financeira: Uma Pesquisa Documental Crítica. 263 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. Acesso em: 18 jun.
Campos, M. B.(2012) Educação Financeira na Matemática do Ensino Fundamental: Uma Análise da Produção de Significados. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Carvalho, V. (1999)Educação Matemática: Matemática e Educação para o Consumo. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
Coutinho, C. Q. S; Teixeira, J.(2015) Letramento financeiro: um diagnóstico de saberes docentes. REVEMAT, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 1-22.
Creswell, J. W. (2007)Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Luciana de Oliveira da Rocha. 3. ed. Porto Alegre: Artmed.
D’ambrósio,(1986) U. Da realidade à ação: Reflexões sobre educação e Matemática. 5. ed. Campinas: Summus.
D’ambrósio (2001)Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus(Coleção Perspectiva em Educação Matemática).
D’ambrósio; B. S; D’ambrósio, U. (2006) Formação de Professores de Matemática: Professor-Pesquisador. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 1, n. 1, p. 75-85, jan./abr.
Fiorentini, D; Lorenzato, S.(2006) Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 226 p.
Moreira, J. L. (2013) Educação Matemática: A Matemática e a Educação para o Consumo. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Católica de Brasília, Brasília.
Rodrigues, M. U. (2013) Análise das questões de matemática do novo ENEM (2009-2012): reflexões para professores de matemática. Curitiba: SBEM. Disponível em: <http://sbem.esquiro.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/1029_804_ID.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2018.
Rosa Junior, R. J. (2018)Educação financeira: uma proposta de estudo de questões de ENEM e concursos públicos com abordagem transversal e contextualizada. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São José do Rio Preto, 2018.
Silva, A. M.; Powell, A. B.(2013) Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectiva. Curitiba.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.