Desafiando la invisibilidad de los negros en los medios de comunicación de Brasil
algunas posibilidades en la Educación Matemática Crítica
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19751Palabras clave:
media, racismo, diversidad, Educación en Matemática CríticaResumen
El artículo tiene como objetivo analizarlacontribución de laEducación Matemática para situaciones de lectura y escritura que involucran racismo enla mídia brasileña. Para tanto, discutiremos cenários para investigação nos quais estudantes foram convidados a analisar a (in)visibilidade de pessoas negras na mídia do Brasil. No primeiro cenário para investigação, intitulado “Mídia e Racismo”, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Brasil, analisam a presença de crianças negras em revistas brasileiras. Enel segundo cenário para investigação, intitulado “Outdoors: analisando questões de raça e representatividade”, graduandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia analisam a presença de negros e indígenas em outdoor de uma cidade do estado do Mato Grosso do Sul. Este estudiomuestra que nuestros dos escenarios para lainvestigación, losestudiantesidentifican una desproporcionalidad entre elporcentaje de personas negras en Brasil y elporcentaje de su presencia en revistas y al aire libre. Os dados também fornecem evidências de que as paisagens de investigação permitiram que os estudantes usassem a matemática para identificar situações de opressão e, traz indícios de que as salas de aula de matemática podem constituyenespacios para desafiar o racismo. Encualquiernivel educativo, una sala de aula de matemáticas puedeconvertirseenun ambiente de aprendizaje para una lectura crítica de diferentes prácticassociales, revelando asíprocesosasimétricos y relaciones de poder establecidas sobre relaciones raciales de lamismanaturaleza.
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