Cenários para investigação em aulas de matemática: superando situações-limite na formação e na prática docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19347

Palabras clave:

Escenarios para la investigación, Educación en Matemática Crítica, Formación docente

Resumen

Este artigo apresenta como é possível superar situações-limite na formação docente e em aulas de matemática, adotando como prática de ensino, os cenários para investigação. Na perspectiva de construir ações visando a superação de situações-limite, propusemos uma formação continuada que foi construída e desenvolvida com cinco docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola estadual de São Paulo. Esta investigação, fruto de uma pesquisa de doutorado, possui abordagem qualitativa e características de pesquisa-ação. Os dados produzidos foram interpretados à luz da Análise Dialógica do Discurso. Os resultados mostraram que as docentes se encontravam submetidas a uma burocratização do sistema escolar que resultava, na percepção delas, em situações-limite que, a princípio, não poderiam ser superadas. No entanto, o processo de conscientização desenvolvido e o trabalho com cenários para investigação possibilitaram o desenvolvimento de ações para a superação dessas situações na formação docente e em aulas de matemática.

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Biografía del autor/a

Mariana dos Santos Cezar, Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)

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Publicado

2025-09-15

Cómo citar

Cezar, M. dos S. (2025). Cenários para investigação em aulas de matemática: superando situações-limite na formação e na prática docente. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025029. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19347

Número

Sección

EDIÇÃO TEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA