Ensino de Função Afim com o uso do software GeoGebra na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19007Palabras clave:
Tecnologias digitais, Geogebra, Metodologias AtivasResumen
Este estudo tem o intuito de relatar uma tarefa por meio da perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática, desenvolvida com o uso do software GeoGebra, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, no interior do estado de Santa Catarina. O objetivo da tarefa era levar os alunos a compreenderem a classificação de uma função afim como crescente, decrescente ou constante, utilizando o software GeoGebra. A turma de alunos foi dividida em duplas, encaminhados à sala de informática e cada dupla recebeu a tarefa para resolução. Na sequência foi realizada uma discussão da tarefa acerca das respostas apresentadas pelos alunos e sistematização das aprendizagens referente ao conteúdo envolvido. Essa prática foi bem aceita pelos alunos os quais demonstraram interesse e envolvimento durante a implementação da tarefa, principalmente por envolver a integração de Tecnologias Digitais por meio do software GeoGebra.
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