Ensino de Função Afim com o uso do software GeoGebra na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19007

Palabras clave:

Tecnologias digitais, Geogebra, Metodologias Ativas

Resumen

Este estudo tem o intuito de relatar uma tarefa por meio da perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática, desenvolvida com o uso do software GeoGebra, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, no interior do estado de Santa Catarina. O objetivo da tarefa era levar os alunos a compreenderem a classificação de uma função afim como crescente, decrescente ou constante, utilizando o software GeoGebra. A turma de alunos foi dividida em duplas, encaminhados à sala de informática e cada dupla recebeu a tarefa para resolução. Na sequência foi realizada uma discussão da tarefa acerca das respostas apresentadas pelos alunos e sistematização das aprendizagens referente ao conteúdo envolvido. Essa prática foi bem aceita pelos alunos os quais demonstraram interesse e envolvimento durante a implementação da tarefa, principalmente por envolver a integração de Tecnologias Digitais por meio do software GeoGebra.

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Biografía del autor/a

Daniel Bonadiman Bertol, UTFPR

Doutorando do Curso de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- PR.

Sani de Carvalho Rutz da Silva, UTFPR

Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Adriela Maria Noronha, IFSC

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná- PR. Professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

Neumar Regiane Machado Albertoni, UTFPR

Doutoranda do Curso de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- PR

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Publicado

2025-12-07

Cómo citar

Bertol, D. B., Silva, S. de C. R. da, Noronha, A. M., & Albertoni, N. R. M. (2025). Ensino de Função Afim com o uso do software GeoGebra na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 8(1), e025050. https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19007

Número

Sección

Experiencias pedagógicas