Ensino de Função Afim com o uso do software GeoGebra na perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v8i1.19007Keywords:
Tecnologias digitais, Geogebra, Metodologias AtivasAbstract
Este estudo tem o intuito de relatar uma tarefa por meio da perspectiva do Ensino Exploratório de Matemática, desenvolvida com o uso do software GeoGebra, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, no interior do estado de Santa Catarina. O objetivo da tarefa era levar os alunos a compreenderem a classificação de uma função afim como crescente, decrescente ou constante, utilizando o software GeoGebra. A turma de alunos foi dividida em duplas, encaminhados à sala de informática e cada dupla recebeu a tarefa para resolução. Na sequência foi realizada uma discussão da tarefa acerca das respostas apresentadas pelos alunos e sistematização das aprendizagens referente ao conteúdo envolvido. Essa prática foi bem aceita pelos alunos os quais demonstraram interesse e envolvimento durante a implementação da tarefa, principalmente por envolver a integração de Tecnologias Digitais por meio do software GeoGebra.
Downloads
References
Alves, T. D. S., Simões, B. S., & Miola, A. F. S. (2023). O uso do GeoGebra em uma perspectiva colaborativa: Uma proposta à luz do sócio-construtivismo. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 18, 1–20.
Bacich, L., & Moran, J. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática (L. Bacich & J. Moran, Eds.). Penso.
Bergmann, J., & Sams, A. (2018). Sala de aula invertida: Uma metodologia ativa de aprendizagem. LTC.
Borba, M. C., & Penteado, M. G. (2007). Informática e educação matemática (3ª ed., 2ª reimp.). Autêntica.
Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. MEC.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. MEC/SEF.
Burton, D. M. (2010). The history of mathematics: An introduction. McGraw-Hill Education.
Canavarro, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, (115), 11–17.
Cyrino, M. C. C. T. (Org.). (2016). Recurso multimídia para a formação de professores que ensinam matemática: Elaboração e perspectivas. Eduel.
D’Ambrosio, U. (2012). Educação matemática: Da teoria à prática.
Leite, A. C. P., & Miola, A. F. de S. (2023). Contribuições do GeoGebra para o Ensino de Funções: o que revelam algumas pesquisas brasileiras? Revista de Iniciação à Docência, 8(1), 1-18.
Mueller, P. A., & Oppenheimer, D. M. (2014). The pen is mightier than the keyboard: Advantages of longhand over laptop note taking. Psychological Science, 25(6), 1159–1168.
Oliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. P. (2013). Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, 22(2), 29–53.
Pereira Junior, J. C. A., & Estevam, E. J. G. (2022). Aspectos potenciais do software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática: Um olhar a partir de dissertações. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 15(2), 3–32.
Prensky, M. (2001). Nativos digitais, imigrantes digitais. On the Horizon, 9(5), 1–6.
Sausen, S., & Estevam, E. J. G. (2016). O ensino exploratório e o laboratório de ensino de Matemática: Possibilidades de interlocução a partir de uma prática com alunos do curso Formação de Docentes. In Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE (Vol. 1).
Siqueira, D. N., & Caetano, J. J. (2016). O uso do GeoGebra no ensino de funções no Ensino Médio. In Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE (Vol. 1, pp. 1–23).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 TANGRAM - Revista de Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.

