O Ensino-Aprendizagem de Probabilidade via Resolução de Problemas: relato de uma experiência de futuros professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18402Palabras clave:
Ensino Fundamental, Formação Inicial, Proposta de EnsinoResumen
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, de uma Universidade localizada no interior do Paraná, na elaboração e implementação de uma proposta para o Ensino-Aprendizagem de Probabilidade via Resolução de Problemas. Essa proposta foi elaborada e discutida no âmbito da disciplina intitulada Ensino de Probabilidade e Estatística que é ofertada no 4º ano do referido curso e sua implementação ocorreu em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Com base na experiência desenvolvida, em relação ao uso da Resolução de Problemas para ensinar matemática na Educação Básica, consideramos que ao adotar a perspectiva de Ensino-Aprendizagem de matemática via Resolução de Problemas oportunizamos que os alunos participassem ativamente de todo o processo de construção do conhecimento e verificamos que a proposta permitiu que seus conhecimentos prévios, opiniões, argumentações e discussões fossem valorizadas. Além disso, inferimos que as ações da escolha do problema e a de auxílio aos alunos durante a resolução do problema podem ser consideradas como as mais desafiadoras para professores em formação inicial. Concluímos que ter a oportunidade de trabalhar com a Resolução de Problemas associada a uma disciplina durante nossa formação inicial permitiu a construção de uma base teórica de conhecimentos acerca dessa perspectiva de ensino, e, principalmente, nos oportunizou vivenciar como o conhecimento do conteúdo do aluno pode ser construído ao adotarmos essa prática para ensinar matemática em sala de aula.
Descargas
Citas
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Brasília: MEC.
Campos, C. R. (2016). Towards critical Statistics Education: theory and practice. Deutschland: Lambert Academic Publishing.
Campos, C. R.; Wodewotzki, M. L.; Jacobini, O. R. (2013) Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica.
Lopes, C. A. E. (2008). O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73. Recuperado em 08 de maio de 2024, de https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000100005.
Maia-Afonso, E. J., Zanim, A. P. (2023, agosto). O ensino de estatística na perspectiva do ensino-aprendizagem de matemática via resolução de problemas. Anais do Ágora Matemática, Campo Mourão, PR, Brasil, 7.
Proença, M. C. (2018). Resolução de problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática. Maringá: EDUEM.
Proença, M. C. de. (2021). Resolução de Problemas: uma proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Revista De Educação Matemática, v. 18, e021008. Recuperado em 08 de maio de 2024, de https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id359
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.