O Ensino-Aprendizagem de Probabilidade via Resolução de Problemas: relato de uma experiência de futuros professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18402Keywords:
Ensino Fundamental, Formação Inicial, Proposta de EnsinoAbstract
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, de uma Universidade localizada no interior do Paraná, na elaboração e implementação de uma proposta para o Ensino-Aprendizagem de Probabilidade via Resolução de Problemas. Essa proposta foi elaborada e discutida no âmbito da disciplina intitulada Ensino de Probabilidade e Estatística que é ofertada no 4º ano do referido curso e sua implementação ocorreu em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Com base na experiência desenvolvida, em relação ao uso da Resolução de Problemas para ensinar matemática na Educação Básica, consideramos que ao adotar a perspectiva de Ensino-Aprendizagem de matemática via Resolução de Problemas oportunizamos que os alunos participassem ativamente de todo o processo de construção do conhecimento e verificamos que a proposta permitiu que seus conhecimentos prévios, opiniões, argumentações e discussões fossem valorizadas. Além disso, inferimos que as ações da escolha do problema e a de auxílio aos alunos durante a resolução do problema podem ser consideradas como as mais desafiadoras para professores em formação inicial. Concluímos que ter a oportunidade de trabalhar com a Resolução de Problemas associada a uma disciplina durante nossa formação inicial permitiu a construção de uma base teórica de conhecimentos acerca dessa perspectiva de ensino, e, principalmente, nos oportunizou vivenciar como o conhecimento do conteúdo do aluno pode ser construído ao adotarmos essa prática para ensinar matemática em sala de aula.
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