O uso de uma receita de bolo para ensinar algoritmo e fluxograma
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18158Palabras clave:
Ensino de Matemática, Cotidiano, Sem mais nem menos, Covid-19Resumen
En este artículo presentaremos una de las actividades desarrolladas y aplicadas por el proyecto de extensión “Ni más ni menos”, del Instituto de Matemáticas de la Universidad Federal de Alagoas, destacando sus resultados en aplicaciones online y presenciales. La actividad se titula “Algoritmo y diagrama de flujo: las matemáticas presentes en la receta de la tarta” y aborda los conceptos matemáticos de algoritmo y diagrama de flujo a través de la receta de una tarta de chocolate. Su principal objetivo fue mostrar el concepto de un algoritmo relacionado con las matemáticas cotidianas. En el formato online, la actividad se realizó a través de una transmisión en vivo en el Instagram del proyecto y, al regresar a las aulas, se desarrolló en una escuela del estado de Alagoas. Al final de las postulaciones se destacó la importancia de la actividad y proyecto, ya que proporcionó aprendizajes más significativos para los estudiantes, beneficios pedagógicos para los docentes y acercó la Universidad a la sociedad involucrada.
Descargas
Citas
Barros, J. de. S, & Ribeiro, V. B. (2022). Ensino remoto emergencial. Pedagogia em Ação, 18(1), 68-80. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/28829.
Boaler, J., Munson, J., & Williams, C. (2018). Mentalidades matemáticas na sala de aula: ensino fundamental. Porto Alegre: Penso.
Bombana, C. G. G., & Teixeira, A. C. (2020). As metodologias ativas e o sistema atencional: um estado do conhecimento. Teoria e Prática da Educação, 23(1), 73-88. Recuperado de https://doi.org/10.4025/tpe.v23i1.48582
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/Consed/Undime. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ .
Brasil. (1998). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. MEC: Brasília.
Ferrari, F., & Cechinel, C. (2008). Introdução a algoritmos e programação. Bagé: Universidade Federal do Pampa. Recuperado de https://lief.if.ufrgs.br/pub/linguagens/FFerrari-CCechinel-Introducao-a-algoritmos.pdf.
Gusmão, A. S., Gaudêncio, A. C. F., Silva, A. B. da. S. Jr., & Gaudêncio, R. N. F. (2024). Desafios e Impactos: uma revisão bibliográfica sobre o atraso na aprendizagem causado pela pandemia. Revista Gênero e Interdisciplinaridade, 5 (03), 100–116. Recuperado de https://doi.org/10.51249/gei.v5i03.2062.
Kato, D. S., & Kawasaki, C. S. (2011). As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2011, v. 17, n. 1, pp. 35-50. Recuperado de https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100003.
Monteiro, A., & Pompeu, G. J., Jr. (2003). A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo. Ed. Moderna Ltda.
Moreira, M. A. (2022). Aprendizagem ativa com significado. Revista Espaço Pedagógico, 29(2), 405-416. Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13887.
Rocha, S. M. G. da, & Oliveira, I. B. de., Jr. (2016). O erro e seu papel na avaliação da aprendizagem: breves reflexões. Gov.br website. Recuperado de http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_ped_unespar-apucarana_soniamartinsgoncalves.
Santos, A. da. S., Albuquerque, E. da. C., & Santos, V. de O. (2021, novembro). Sem mais nem menos online: “Algoritmo e fluxograma: a matemática presente na receita do bolo”. Anais do 2º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da região Centro-Oeste, Campo Grande, MS, Brasil.
Santos, V. de O., Albuquerque, E. da. C., Santos, K.T. R. dos., & Oliveira, W. C. (2021). Lives no Instagram envolvendo matemática no dia a dia: contribuições do projeto “Sem mais nem menos on-line” para estudantes e professores da Educação Básica. Revista Professor de Matemática Online, 9(1), 57-75. Recuperado de https://pmo.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/5/sites/5/2021/10/art4_PMO_Chamada_Tematica_SBM_FLUXO2021.pdf.
Schwanz, C. B., & Felcher, C. D. O. (2020). Reflexões acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 9(1), 91-106. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1868.
Silva, A. F. U da. (2020). Fluxogramas: uma nova linguagem para trabalhar divisibilidade no Ensino Básico (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Rio Claro, SP, Brasil. Recuperado de https://repositorio.unesp.br/handle/11449/202257
Teixeira, C. D. J., Fraz, J. N., Ferreira, W. C., & Moreira, G. E. (2021).
Percepção de professores que ensinam matemática sobre o ensino remoto emergencial e o processo de ensino-aprendizagem. Debates em educação, 13(31), 966-991. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11784.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 3.0.
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.