O uso de uma receita de bolo para ensinar algoritmo e fluxograma

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18158

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Cotidiano, Sem mais nem menos, Covid-19

Resumen

En este artículo presentaremos una de las actividades desarrolladas y aplicadas por el proyecto de extensión “Ni más ni menos”, del Instituto de Matemáticas de la Universidad Federal de Alagoas, destacando sus resultados en aplicaciones online y presenciales. La actividad se titula “Algoritmo y diagrama de flujo: las matemáticas presentes en la receta de la tarta” y aborda los conceptos matemáticos de algoritmo y diagrama de flujo a través de la receta de una tarta de chocolate. Su principal objetivo fue mostrar el concepto de un algoritmo relacionado con las matemáticas cotidianas. En el formato online, la actividad se realizó a través de una transmisión en vivo en el Instagram del proyecto y, al regresar a las aulas, se desarrolló en una escuela del estado de Alagoas. Al final de las postulaciones se destacó la importancia de la actividad y proyecto, ya que proporcionó aprendizajes más significativos para los estudiantes, beneficios pedagógicos para los docentes y acercó la Universidad a la sociedad involucrada.

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Biografía del autor/a

Andressa da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus A.C Simões. Bolsista pelo Programa de Residência Pedagógica, IM Ufal. Colaboradora do Projeto de extensão "Sem mais nem menos" do IM Ufal.

Erenilda Severina da Conceição Albuquerque, Secretaria Estadual de Educação de Alagoas e Secretaria Municipal de Educação de Maceió

Mestra em Matemática (PROFMAT) pela Universidade Federal de Alagoas (2017), Especialista em Educação Matemática pelo CESMAC (2015), graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (1992). Atualmente é professor - Secretaria de Estado da Educação e Esportes, Professora - Secretaria Municipal de Educação de Maceió e Professora Colaboradora do Projeto de Extensão "Sem mais nem menos" da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, práticas pedagógicas, docência, pesquisa e jogo do nim - jogos matemáticos.

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui doutorado em Educação Matemática e pós-doutorado na área de História das Ciências pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp), mestrado em Matemática e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foi coordenadora dos cursos de graduação matemática licenciatura (presencial e a distância), vice-coordenadora e coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), diretora local da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-AL). Atualmente, é professora efetiva no Instituto de Matemática da Ufal, coordenadora do projeto de extensão "Sem mais nem menos" da Ufal, docente no Profmat-Ufal e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática, líder do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da Ufal, membro da diretoria da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

Lauriane Lopes Teixeira Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus A.C Simões. Colaboradora do Projeto de extensão "Sem mais nem menos" do IM Ufal.

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Publicado

2024-12-23

Cómo citar

Santos, A. da S., Albuquerque, E. S. da C., Santos, V. de O., & Gomes, L. L. T. (2024). O uso de uma receita de bolo para ensinar algoritmo e fluxograma . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(4), 157–179. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18158

Número

Sección

Experiencias pedagógicas