O uso de uma receita de bolo para ensinar algoritmo e fluxograma

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18158

Keywords:

Ensino de Matemática, Cotidiano, Sem mais nem menos, Covid-19

Abstract

In this article, we will present one of the activities developed and applied by the extension project “No more nor less”, from the Mathematics Institute of the Federal University of Alagoas, highlighting its results in online and in-person applications. The activity is titled “Algorithm and flowchart: the mathematics present in the cake recipe” and addresses the mathematical concepts of algorithm and flowchart through the recipe for a chocolate cake. Its main objective was to show the concept of an algorithm related to everyday mathematics. In the online format, the activity was carried out via a live broadcast on the project's Instagram and, upon returning to the classroom, it was carried out in a school in the state of Alagoas. At the end of the applications, the importance of the activity and project was highlighted, as it provided more meaningful learning for students, pedagogical gains for teachers and brought the University closer to the society involved.

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Author Biographies

Andressa da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus A.C Simões. Bolsista pelo Programa de Residência Pedagógica, IM Ufal. Colaboradora do Projeto de extensão "Sem mais nem menos" do IM Ufal.

Erenilda Severina da Conceição Albuquerque, Secretaria Estadual de Educação de Alagoas e Secretaria Municipal de Educação de Maceió

Mestra em Matemática (PROFMAT) pela Universidade Federal de Alagoas (2017), Especialista em Educação Matemática pelo CESMAC (2015), graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Alagoas (1992). Atualmente é professor - Secretaria de Estado da Educação e Esportes, Professora - Secretaria Municipal de Educação de Maceió e Professora Colaboradora do Projeto de Extensão "Sem mais nem menos" da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, práticas pedagógicas, docência, pesquisa e jogo do nim - jogos matemáticos.

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui doutorado em Educação Matemática e pós-doutorado na área de História das Ciências pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp), mestrado em Matemática e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foi coordenadora dos cursos de graduação matemática licenciatura (presencial e a distância), vice-coordenadora e coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), diretora local da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-AL). Atualmente, é professora efetiva no Instituto de Matemática da Ufal, coordenadora do projeto de extensão "Sem mais nem menos" da Ufal, docente no Profmat-Ufal e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática, líder do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da Ufal, membro da diretoria da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, História da Educação Matemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.

Lauriane Lopes Teixeira Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus A.C Simões. Colaboradora do Projeto de extensão "Sem mais nem menos" do IM Ufal.

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Published

2024-12-23

How to Cite

Santos, A. da S., Albuquerque, E. S. da C., Santos, V. de O., & Gomes, L. L. T. (2024). O uso de uma receita de bolo para ensinar algoritmo e fluxograma . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(4), 157–179. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i4.18158

Issue

Section

Pedagogical Experiences