Aprendizaje Colaborativo en Educación Matemática: informe de una experiencia con funciones cuadráticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18029

Palabras clave:

Ensino colaborativo. Educação de Qualidade. Função do 2° grau.

Resumen

Este artículo investiga el impacto de las prácticas colaborativas en el acceso de los estudiantes a una educación de calidad, haciendo hincapié en la promoción de la equidad y en los principios del Objetivo de Desarrollo Sostenible (ODS) 4 de la Organización de las Naciones Unidas (ONU). En el campo de la educación matemática, este movimiento es esencial para crear un entorno de aprendizaje que fomente la creatividad y prepare a los estudiantes para las complejas exigencias del futuro. Partiendo de fundamentos teóricos, describimos una experiencia de aula de un profesor de matemáticas de primer curso de secundaria. La metodología utilizada fue el trabajo colaborativo en grupo dirigido a mejorar las competencias relacionadas con las funciones de 2º grado, incluyendo el análisis de vértices mediante representación gráfica. Este enfoque fomenta la colaboración, el intercambio de conocimientos y la construcción colectiva del aprendizaje. Durante la actividad, se observó el compromiso positivo de los estudiantes, lo que indica la viabilidad de esta estrategia pedagógica para su aplicación continua. Cabe destacar que la enseñanza colaborativa entre iguales puede reforzar las habilidades socioemocionales y contribuir a la mejora a largo plazo de la competencia matemática de los estudiantes.

 

 

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Biografía del autor/a

Maristela Santos Aguiar de Souza, UNITAU

Universidade de Taubaté - UNITAU

 Taubaté, São Paulo, Brasil.

Kátia Celina da Silva Richetto , Universidade de Taubaté - UNITAU

Engenheira, professora e pesquisadora. Possui graduação em Química na Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP(1992), mestrado em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá UNESP(1996), doutorado em Engenharia de Materiais pela EEL/USP (2002), especialização em Educação a Distância (2014) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho UNISA (2021). Professora Titular da Universidade de Taubaté. Desde 1997 atua como professora da UNITAU atuando principalmente nos seguintes temas: química experimental, química geral físico-química, química orgânica, metodologia científica e formação docente. Assessora da Pró-reitoria Estudantil desde Março de 2020. Professora de Química da EAD UNITAU desde Agosto de 2020 e Supervisora de TCC em EAD UNITAU desde Março de 2022. Em 2022, tornou-se membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação, dedicando-se à pesquisa e orientação de estudos voltados a Formação Docente e Práticas Pedagógicas para a Equidade. Paralelamente, atua como professora na Escola Felix Guisard (SENAI - 2022). Assumiu a Direção do Instituto Básico de Exatas da UNITAU em 2023.

Willian Jose Ferreira , Universidade de Taubaté - UNITAU

Licenciado em Física pela UNESP/Guaratinguetá e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté, desde 2019, Doutor em Geofísica Espacial no INPE, desenvolvendo pesquisa relacionada à interação entre a radiação solar ultravioleta e as nuvens. Profissionalmente, desde 2002, atua no Laboratório de Biogeoquímica Ambiental (INPE), com atividades associadas ao estudo das emissões da gases de efeito estufa, tanto na mudança do uso e ocupação do solo quanto em ambiente aquoso, fornecendo também informações técnicas e científicas direcionadas a subsidiar políticas públicas de mitigação e adaptação às mudanças ambientais. Em paralelo, desde 2013, é professor do Instituto Básico de Exatas da Universidade de Taubaté, onde também atua como docente dos cursos de Física e Matemática do EAD UNITAU. Em 2023 passou a compor o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação da UNITAU, contribuindo para a implementação da Linha 3 de pesquisas do MPE (Práticas Pedagógicas para a Equidade).

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Publicado

2024-10-01

Cómo citar

Souza, M. S. A. de, Richetto , K. C. da S., & Ferreira , W. J. (2024). Aprendizaje Colaborativo en Educación Matemática: informe de una experiencia con funciones cuadráticas. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), 119–130. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18029

Número

Sección

Experiencias pedagógicas