Collaborative Learning in Mathematics Education: an experience report with quadratic functions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18029

Keywords:

Ensino colaborativo. Educação de Qualidade. Função do 2° grau.

Abstract

This article investigates the impact of collaborative practices on students' access to quality education, emphasizing the promotion of equity and the principles of the United Nations (UN) Sustainable Development Goal (SDG) 4. In the field of mathematics education, this movement is essential to create a learning environment that fosters creativity and prepares students for the complex demands of the future. Based on theoretical foundations, we describe a classroom experience of a mathematics teacher in the first year of secondary school. The methodology used was collaborative group work aimed at improving skills related to 2nd degree functions, including the analysis of vertices through graphical representation. This approach encourages collaboration, knowledge sharing and collective construction of learning. During the activity, the positive engagement of the students was observed, indicating the viability of this pedagogical strategy for ongoing implementation. It should be emphasized that collaborative peer teaching can strengthen socio-emotional skills and contribute to the long-term improvement of students' mathematical competence.

 

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Author Biographies

Maristela Santos Aguiar de Souza, UNITAU

Universidade de Taubaté - UNITAU

 Taubaté, São Paulo, Brasil.

Kátia Celina da Silva Richetto , Universidade de Taubaté - UNITAU

Engenheira, professora e pesquisadora. Possui graduação em Química na Escola de Engenharia de Lorena EEL/USP(1992), mestrado em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá UNESP(1996), doutorado em Engenharia de Materiais pela EEL/USP (2002), especialização em Educação a Distância (2014) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho UNISA (2021). Professora Titular da Universidade de Taubaté. Desde 1997 atua como professora da UNITAU atuando principalmente nos seguintes temas: química experimental, química geral físico-química, química orgânica, metodologia científica e formação docente. Assessora da Pró-reitoria Estudantil desde Março de 2020. Professora de Química da EAD UNITAU desde Agosto de 2020 e Supervisora de TCC em EAD UNITAU desde Março de 2022. Em 2022, tornou-se membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação, dedicando-se à pesquisa e orientação de estudos voltados a Formação Docente e Práticas Pedagógicas para a Equidade. Paralelamente, atua como professora na Escola Felix Guisard (SENAI - 2022). Assumiu a Direção do Instituto Básico de Exatas da UNITAU em 2023.

Willian Jose Ferreira , Universidade de Taubaté - UNITAU

Licenciado em Física pela UNESP/Guaratinguetá e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté, desde 2019, Doutor em Geofísica Espacial no INPE, desenvolvendo pesquisa relacionada à interação entre a radiação solar ultravioleta e as nuvens. Profissionalmente, desde 2002, atua no Laboratório de Biogeoquímica Ambiental (INPE), com atividades associadas ao estudo das emissões da gases de efeito estufa, tanto na mudança do uso e ocupação do solo quanto em ambiente aquoso, fornecendo também informações técnicas e científicas direcionadas a subsidiar políticas públicas de mitigação e adaptação às mudanças ambientais. Em paralelo, desde 2013, é professor do Instituto Básico de Exatas da Universidade de Taubaté, onde também atua como docente dos cursos de Física e Matemática do EAD UNITAU. Em 2023 passou a compor o corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação da UNITAU, contribuindo para a implementação da Linha 3 de pesquisas do MPE (Práticas Pedagógicas para a Equidade).

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Published

2024-10-01

How to Cite

Souza, M. S. A. de, Richetto , K. C. da S., & Ferreira , W. J. (2024). Collaborative Learning in Mathematics Education: an experience report with quadratic functions. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(3), 119–130. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i3.18029

Issue

Section

Pedagogical Experiences