Mentalidades Matemáticas: recorrendo a atividades piso baixo/teto alto para desenvolvimento do senso numérico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17650

Palabras clave:

Mentalidades Matemáticas., Piso baixo/teto alto., Atividades Investigativa

Resumen

Las discusiones y sugerencias sobre las prácticas de Matemáticas en el aula han sido analizadas e involucrado a muchos profesores/educadores. El enfoque de Mentalidades Matemáticas, propuesto por Jo Boaler, ha ganado reconocimiento en este proceso. Es en este camino que este trabajo propone la utilización de actividades de investigación, que se ajustan a las actividades conocidas como piso bajo/techo alto, con nuestros alumnos. Además, este trabajo también surge como una contribución a la discusión sobre cómo hacer que la clase de matemáticas sea un espacio dinámico y motivador, resaltando el sentido numérico y su importancia.

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Biografía del autor/a

João Domingos Gomes da Silva Junior, Colégio Pedro II

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Matemática aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é aluno de doutorado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Atua como professor do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, estatística, geometria diferencial, estimativa de curvatura, grafos e teoria espectral de grafos.

Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa, Colédio Pedro II

Possui graduação em Matemática com Ciências da Educação (Bacharelado) pela Universidade de Aveiro-Portugal (1981) e em Ensino da Matemática (Licenciatura) pela Universidade de Aveiro-Portugal (1995), mestrado em Matemática/Ensino pela Universidade de Aveiro-Portugal (2000), doutorado em Matemática pela Universidade de Aveiro-Portugal (2012). Tem experiência na área de Matemática e de Ensino de Matemática. Trabalha na área de Teoria Algébrica dos Grafos e de Estruturas Combinatórias com ênfase no estudo de politopos. Atualmente atua na educação básica e na formação de Professores, no mestrado profissional em rede nacional de Matemática- Profmat- e no Curso de Especialização em Educação Matemática do CP2.

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Publicado

2024-07-11

Cómo citar

Silva Junior, J. D. G. da, & Costa, L. M. G. C. da. (2024). Mentalidades Matemáticas: recorrendo a atividades piso baixo/teto alto para desenvolvimento do senso numérico. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(2), 147–167. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17650

Número

Sección

Artículos