Presentación: procesos de formación y enseñanza-aprendizaje

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.13151

Palabras clave:

Presentación.

Resumen

Esta edición cuenta con 9 trabajos organizados en artículos de investigación, iniciación científica e informes de experiencia. Contamos con 4 artículos científicos, 3 de diferentes instituciones brasileñas (Universidad Estadual de Río de Janeiro, Universidad Estatal de Campinas, Universidad Federal de Mato Grosso do Sul) y un artículo extranjero de Chile (Universidad Católica del Maule).

También lanzamos tres iniciaciones científicas del estado de São Paulo, Espírito Santo y Rio Grande do Sul, desarrolladas en las instituciones: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - IBILCE, Instituto Federal de Espirito Santo, Universidad Regional Integrada del Alto Uruguai y Missões.

Los dos informes de experiencia son brasileños del estado de Rio Grande do sul y Goiás, desarrollados en la Universidad Federal de Rio Grande y la Universidad Federal de Goiás.

Podemos observar que, en general, los artículos presentan investigaciones que promueven reflexiones sobre los procesos de formación, ya sea inicial o continuada, así como el uso de estrategias de enseñanza - aprendizaje.

Consideramos que las investigaciones en el área de la educación matemática son relevantes y esperamos que los estudios de esta edición contribuyan a futuras investigaciones.

Observamos cuánto mérito tiene el tema y esperamos que lo disfruten.

Teniendo en cuenta lo anterior, te deseamos una buena lectura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2005) e em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2013). Atualmente é Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Federal de Grande Dourados-UFGD - no departamento de Educação - FAED. É professora permanente do Programa de Mestrado Educação Científica e Matemática. Pesquisadora integrante do grupo de trabalho - GT01- Educação Matemática na Educação Infantil e anos iniciais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão , Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Membro da Red Iberoamericana MTSK.

Aldrin Cleyde da Cunha, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND). Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN), Mestre em Educação para as Ciências e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Prática Docente para o Ensino Superior e o Uso das Novas Tecnologias e Graduado em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor do Programa de Pos-Graduação Interdisciplinar em Educação e Territorialidade, Membro dos grupos de pesquisa: Educação em Fronteiras - EmF e Teia de pesquisa em Educação Matemática - TeiaMat.

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia - FACET atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat); Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestre em Educação em Ciências pela mesma instituição e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - GPTEM/CNPq e do Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM, vinculado ao IMEF da FURG. Também é membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC/CNPq da FURG. Atua nas áreas de metodologias para o uso das tecnologias digitais, formação de professores, ensino de Matemática e interdisciplinaridade.

Adriana Fátima de Souza Miola, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa sob a Orientação do Prof. Dr. João Pedro da Ponte, Mestrado em Educação Matemática e Especialização em Mídias na Educação pela mesma instituição. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente é Docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET). É membro do Grupo de Trabalho - Formação de professores que ensinam Matemática GT7 - SBEM e do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática -FORMEM - UFMS. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - GPTEM - CNPq.

Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Alencar, E. S. de, Cunha, A. C. da, Figueiredo, T. D., & Miola, A. F. de S. (2020). Presentación: procesos de formación y enseñanza-aprendizaje. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(4), 01–02. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.13151

Número

Sección

Presentación