El uso de microcontroladores en la formación de futuros profesores de matemáticas: reflexiones creativas entre ellos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12806

Palabras clave:

Cadena creativa. Microcontroladores. Formación inicial del profesorado.

Resumen

Este informe tiene como objetivo discutir hasta qué punto y cómo el uso de microcontroladores en prácticas docentes basadas en vínculos creativos puede contribuir a la formación de futuros profesores de matemáticas. Para ello, el estudio se llevó a cabo en la disciplina Práctica Docente II, en la Licenciatura en Matemáticas, en la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus Campo Grande. La Cadena Creativa se elaboró como un aporte teórico y metodológico, que se ancla en el enfoque de desarrollo socio-histórico-cultural, vinculado a los aspectos históricos, conceptuales y prácticos inherentes a la plataforma de prototipos Arduino. A lo largo de la investigación, se adoptó como instrumento de recolección de datos el diario con las reflexiones de los participantes. El trabajo resultó en diferentes aportes, tanto en términos de ampliar el repertorio relacionado con la práctica de la programación, como en la relevancia de compartir deseos y significados en el contexto de la formación inicial de los profesores de matemáticas.

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Biografía del autor/a

Edvanilson Santos Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2019), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2015), Mestre em Computação, Comunicação e Artes pela Universidade Federal da Paraíba (2019), Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos (2010), possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005),Licenciatura em Matemática (2016) e em Computação (2019) pela Universidade Federal da Paraíba. Foi bolsista do Programa Observatório da Educação-CAPES, onde atuou em uma perspectiva colaborativa junto a pesquisadores da UFMS/UEPB/UFAL, professores e graduandos em escolas públicas desenvolvendo pesquisas com temática relacionada a Robótica Educacional e Ensino/Aprendizagem de Matemática (2015). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Formação e Educação Matemática - FORMEM. Atuou como professor convidado na Pós-Graduação em Automação e Controle Industrial e Gestão Empresarial, além de ser docente mestre no curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial na Faculdade SENAI-PB e Tutor na modalidade EAD do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas nas áreas de Arte Computacional, Realidade Virtual (RV), Robótica Educacional (RE), Robótica Industrial (RI), Tecnologias Assistivas, Educação Especial e Formação de Professores.

Patricia Sândalo Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Ciências Habilitação Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Educação Matemática (1997) e doutorado em Educação Matemática (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro. Atualmente é Diretora do Instituto de Matemática, Docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Docente do Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (2011/2013). Chefe do Departamento de Matemática da UFMS (2009/2010). Avaliadora CAPES de Projetos PIBID (2013). Editora-Chefe do Periódico Perspectivas da Educação Matemática da UFMS (2010-2013).Revisora e membro do corpo editorial de inúmeros periódicos.Coordenadora do Projeto CNPq Estado da arte das pesquisas em educação Matemática que tratam da formação de professores produzidas nos Programas de Pós-Graduação das regiões norte, nordeste e centro-oeste no Brasil a partir de 2005 (2011-2013). Coordenadora do projeto em rede Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste, financiado pelo Programa Observatório da Educação - CAPES na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Instituição sede) (2013-2016). Colaboradora do Projeto Universal CNPq Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática (2013-2016). Coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho Formação de Professores que ensinam Matemática (GT 7) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2015-2018). Membro do GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática da SBEM. Líder do Grupo de Pesquisa FORMEM - Formação e Educação Matemática. Atualmente desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação Matemática e Ensino de Ciências com base nos princípios do Materialismo Histórico Dialético e da Pesquisa Colaborativa, atuando principalmente com Formação de Professores (formação inicial, formação continuada e desenvolvimento profissional).

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Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Oliveira, E. S., & Pereira, P. S. (2020). El uso de microcontroladores en la formación de futuros profesores de matemáticas: reflexiones creativas entre ellos. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(4), 57–73. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.12806

Número

Sección

Artículos