Pensamento Geométrico dos Futuros Professores de Matemática em Moçambique: um estudo de caso da Universidade Rovuma

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.11195

Palabras clave:

Quadriláteros. Pensamento geométrico. Modelo de van Hiele.

Resumen

Desenvolvemos a pesquisa com 53 estudantes, futuros professores de matemática, do 1º ano do Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática da Universidade Rovuma. O objectivo foi identificar o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico de futuros professores de matemática. Para o efeito, foi adaptado o teste de van Hiele. Os resultados mostram que maior parte dos futuros professores de matemática identificam classes de formas com base em propriedades, isto é, situam-se no nível 2 do modelo de van Hiele. Há heterogeneidade no desenvolvimento de pensamento geométrico dos futuros professores de matemática. Apenas 5 dos 53 inquiridos acertaram todas as questões do teste. Concluímos que os inquiridos possuem fraquezas no conhecimento matemático inerente aos quadriláteros.

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Biografía del autor/a

Rosalino Subtil Chicote, Universidade Rovuma (UR)

Mestrando em Educação/ Currículo

Licenciado em Ensino da Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique, Delegação de Quelimane

Docente do Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatística

Area de interesse:  Formação de professores que ensinam Matemática

 Didática da Matemática

Geraldo Vernijo Deixa, Universidade Licungo (UL)

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática 

Docente da Universidade Licungo

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Publicado

2020-03-30

Cómo citar

Chicote, R. S., & Deixa, G. V. (2020). Pensamento Geométrico dos Futuros Professores de Matemática em Moçambique: um estudo de caso da Universidade Rovuma. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(1), 62–73. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.11195

Número

Sección

Artículos