Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.11038

Palabras clave:

Literatura infantil. Noções matemáticas. Alfabetização Matemática.

Resumen

É notável na atualidade a dificuldade dos estudantes da Educação Básica em compreender os conceitos da Matemática, pois muitas vezes não construíram noções matemáticas fundamentais ao Ciclo de Alfabetização. Sabe-se, também, da importância da utilização de estratégias de ensino diversificadas para que o aluno construa nessa etapa os conceitos matemáticos que são tidos como base para o seu sucesso nos demais níveis de ensino. Entendemos que uma alternativa que se encaminha a esse encontro é a Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil. Nos últimos anos o Ministério da Educação enviou para as escolas acervos de obras literárias que trazem ideias que podem ser exploradas em diversas áreas do conhecimento, inclusive da Matemática. Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com aspectos quantitativos, com professores alfabetizadores, com o objetivo de verificar se eles consideram possível a utilização de algumas histórias infantis que compõem tais acervos para introduzir ou construir conceitos matemáticos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karin Ritter Jelinek, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), com Pós-Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique (2015), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus de Santo Antônio da Patrulha, e no PPG em Ensino de Ciências Exatas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Mestrado Profissional), membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis e da Equipe de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático de Matemática dos Anos Iniciais (PNLD 2019 - 2021). Tutora do grupo PET Conexões de Saberes FURG-SAP. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação em Ciências - NIPEC e pesquisadora dos grupos de pesquisa Praktiké - Educação e Curriculo em Ciências e Matemática (UFRGS) e GEEMAI - Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais (UFPEL), onde pesquisa sobre as altas habilidades e o desenvolvimento de potenciais na área de Matemática, bem como, sobre a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

Márcia Viviane dos Santos Adam, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (FURG - Campus de Santo Antônio da Patrulha). Possui Especialização para Professores de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professora da Rede Pública de Ensino nos municípios de Glorinha e Gravataí (RS).

Citas

Arnoud, Denise Soares. (2016). A Matemática presente em livros de leitura: possibilidades para a educação infantil. Disponível em https://lume.ufrgs.br/handle/10183/148194. Acesso em: 13 de out. de 2018.

Brasil. Ministério da Educação. (2012). Manual do PNAIC. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/pacto_livreto.pdf. Acesso em: 25 de out. de 2018.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. (2014). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: apresentação. Brasília: MEC, SEB.

Dias, Rosimeri da Silva. (2019). Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: espaço de (re)construção de saberes. 2019. 75f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande.

Dorneles, Beatriz Vargas; Lima, Elielson Magalhães e Nogues, Camila Peres. (2017). Aprendizagem da Matemática nos anos iniciais: conceitos e desafios. In: Piccoli, L., Corso, L., Andrade, S., Sperrhake, R. (Orgs.). PNAIC UFRGS: práticas de alfabetização, aprendizagem da matemática e políticas públicas. São Leopoldo: Editora Oikos. 139 - 158.

Fernandes, Michelli de Souza Novikoff de Oliveira. (2015). Literatura Infantil nas aulas de Matemática: uma estratégia facilitadora para o processo de aprendizagem. 2015. 38f. Monografia (Pedagogia) - FUNVIC-SP. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.funvicpinda.org.br:8080/jspui/handle/123456789/309. Acesso em 13 de out. de 2018.

Gil, Antonio Carlos. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Jelinek, Karin Ritter. (2015). Jogos nas aulas de Matemática: brincadeira ou aprendizagem? Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas.

Lopes, Celi Aparecida Espasandin. (2009). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica.

Maia, Madeline Gurgel Barreto; MARANHÃO, Cristina. (2017). A alfabetização matemática na sala de aula: uma ideia a partir da ampliação do ensino fundamental (de 9 anos). In: MAIA, Madeline Gurgel Barreto Maia; BRIÃO, Gabriela Félix Org(s). Alfabetização matemática: tendências atuais. Curitiba: CRV.

Meirieu, Philippe. (1998). Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed.

Moreira, Marco Antônio. (2011). Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora da Física.

Murbach, Marcia Costa Graichen. (2017). Histórias infantis e Alfabetização Matemática. 2017. 236f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/49568/R%20-%20D%20%20MARCIA%20COSTA%20GRAICHEN%20MURBACH%20.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 18 de fev. de 2018.

Nacarato, Adair Mendes; Mengali, Brenda Leme da Silva; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. (2014). A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do aprender. 2ª edição. Belo Horizonte: Editora Autêntica.

Piccoli, Luciana; Corso, Luciana Vellinho; Andrade, Sandra dos Santos; Sperrhake, Renata. (2017). Apresentação. In: Piccoli, L., Corso, L., Andrade, S., Sperrhake, R. (Orgs.). PNAIC UFRGS: práticas de alfabetização, aprendizagem da matemática e políticas públicas. São Leopoldo: Editora Oikos. 13 - 18.

Rysdyk, Marcia Regina de Azeredo. A Matemática do Era uma vez. (2010). Monografia (Pedagogia) - UFRGS. 2010. 66f. Disponível em: http://www.lume. ufrgs.br/bitstream/handle/10183/36717/000818224. pdf?sequence=1. Acesso em 18 de fev. de 2018.

Smole, Kátia Cristina Stocco. (Org.). (1998). Era uma vez na Matemática: uma conexão coma literatura infantil. São Paulo: IME/USP.

Vygotsky, Lev S. (1984). A formação social da mente. São Paulo: Editora Martins Fontes.

Zacarias, Eloísa; Moro, Maria L. F. (2005). A matemática das crianças pequenas e a literatura infantil. Educar, Curitiba, n.25, 275 - 299.

Publicado

2020-03-30

Cómo citar

Jelinek, K. R., & Adam, M. V. dos S. (2020). Alfabetização Matemática entrelaçada à Literatura Infantil: um estudo da percepção de professores alfabetizadores. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(1), 46–61. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.11038

Número

Sección

Artículos