Análise de Itens sobre Sistema Monetário Brasileiro na Provinha Brasil de Matemática à Luz da Teoria dos Campos Conceituais
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8849Palabras clave:
Provinha Brasil. Grandezas Monetárias. Estruturas Aditivas.Resumen
O objetivo deste trabalho é discutir as relações que existem entre as categorias de problemas aditivos propostas por Gérard Vergnaud, autor da teoria dos campos conceituais, e os problemas que abordam o sistema monetário brasileiro na Provinha Brasil de Matemática. A metodologia utilizada para coleta e análise dos dados neste trabalho é a pesquisa documental. Ao analisar situações monetárias que abordam as relações entre cédulas e moedas na Provinha Brasil de Matemática, identificamos a presença de problemas que requerem a habilidade de quantificar, as noções de funcionamento do sistema de numeração decimal e a capacidade de agir em problemas de composição aditiva de medidas. Todos os problemas analisados envolvem apenas a composição aditiva de medidas. Alguns problemas exigem que a criança compreenda o fato de que “a cada cem centavos tem-se um real”, e assumimos aqui a hipótese de que este é um conceito-em-ação necessário para o acerto em situações desse tipo. Propomos a investigação da existência deste invariante operatório como um problema de pesquisa de trabalhos futuros.
Descargas
Citas
Brasil.(1997) Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de primeira à quarta série: matemática. Brasília: MEC/SEF.
Castro, Maria Helena Guimarães de. (2000) Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n. 1, p.121-128.
Cellard, A. (2008) A análise documental. In: J. Poupart, et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes.
Danyluk, Ocsana. (1991) Alfabetização matemática: o cotidiano da vida escolar. Caxias do Sul: EDUCS, 1991.
Inep. (2018) Prova Brasil. Disponível em: <http://provabrasil.inep.gov.br>. Acesso em: 27 Set. 2018.
Kamii, C. (1990) A criança e o número: implicações da teoria de Piaget. Editora Papirus, Campinas - SP.
May, Tim.(2004) Pesquisa social: questões, métodos e processo. Porto Alegre, Artmed.
Vergnaud, Gérard. (1985) A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. 3.ed. Curitiba: Editora da UFPR.
Vergnaud, Gérard. (2017)A didática é uma provocação: ela é um desafio. In: GROSSI, Esther Pillar (Org.). Piaget e Vygotsky em Gérard Vergnaud: Teoria dos Campos Conceituais TCC. Coleção Campos Conceituais. Porto Alegre: GEEMPA.
Vergnaud, Gérard. (1990) La théoriedeschampsconceptuels. Recherches em Didactique des Mathématiques, v.10, n.2-3, p.133-170, 1990.
Vergnaud, Gérard.(1997) The nature of mathematical concepts. In Nunes, T. & Brynt, P. (Eds.) Learning and teaching mathematics, an international perspective. Psychology Press Ltd, Hove (East Sussex).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.