Análise de Itens sobre Sistema Monetário Brasileiro na Provinha Brasil de Matemática à Luz da Teoria dos Campos Conceituais

Autores/as

  • Ivana Siqueira Caldeira IFSUL - CAVG
  • Vinicius Carvalho Beck IFSUL - CAVG
  • João Alberto da Silva FURG

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8849

Palabras clave:

Provinha Brasil. Grandezas Monetárias. Estruturas Aditivas.

Resumen

O objetivo deste trabalho é discutir as relações que existem entre as categorias de problemas aditivos propostas por Gérard Vergnaud, autor da teoria dos campos conceituais, e os problemas que abordam o sistema monetário brasileiro na Provinha Brasil de Matemática. A metodologia utilizada para coleta e análise dos dados neste trabalho é a pesquisa documental. Ao analisar situações monetárias que abordam as relações entre cédulas e moedas na Provinha Brasil de Matemática, identificamos a presença de problemas que requerem a habilidade de quantificar, as noções de funcionamento do sistema de numeração decimal e a capacidade de agir em problemas de composição aditiva de medidas. Todos os problemas analisados envolvem apenas a composição aditiva de medidas. Alguns problemas exigem que a criança compreenda o fato de que “a cada cem centavos tem-se um real”, e assumimos aqui a hipótese de que este é um conceito-em-ação necessário para o acerto em situações desse tipo. Propomos a investigação da existência deste invariante operatório como um problema de pesquisa de trabalhos futuros.

 

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Biografía del autor/a

Ivana Siqueira Caldeira, IFSUL - CAVG

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul­rio­grandense (Ifsul), Campus CAVG. Professora dos cursos de Pós-graduação da Faculdade SENAC Pelotas e UCPEL. Mestre em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul­rio­grandense (Ifsul). Administradora pela Faculdade Atlântico Sul de Pelotas (2008). Especialista em Gerenciamento da Qualidade e Produtividade pela Faculdade Senac Pelotas. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios da Faculdade Anhanguera de Pelotas. Experiência na docência como Professora Tutora do curso EAD da Faculdade Anhanguera de Pelotas e Orientadora Educacional da Escola Senac Pelotas.

Vinicius Carvalho Beck, IFSUL - CAVG

Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal Sul-rio-grandense (Câmpus CaVG), professor EAD na Universidade Federal de Pelotas e estudante de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande. Trabalhou como professor de Matemática em cursos preparatórios, escolas de Ensino Médio e instituições de Ensino Superior. Tem experiência como pesquisador nas áreas de assimilação de dados meteorológicos, educação matemática e tecnologias na educação. Pesquisa sobre pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Formação Acadêmica: Técnico em Eletrônica (IFSUL, 2004-2006), Licenciatura em Matemática (UFPEL, 2006-2010), Mestrado em Meteorologia (UFPEL, 2011-2013) e Mestrado em Educação (FURG, 2014-2015).

João Alberto da Silva, FURG

João Alberto da Silva é Pedagogo e Psicólogo, com Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG junto aos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. É líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC) e do Grupo de Estudos em Educação Matemática dos anos Iniciais. Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil, financiados pela CAPES/AULP, com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática, bem como tem acordos de cooperação com a Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Juliaca (Peru). É Consultor do INEP para avaliação de cursos graduação (SINAES) e para elaboração de itens para a Prova Brasil de Matemática (SAEB), Prova Nacional de Acesso à Carreira Docente e Avaliação Nacional da Alfabetização. Integra a Comissão de Assessoramento Didático-Pedagógico na área de Matemática e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP. Coordenador Adjunto da Equipe de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático para Matemática dos anos iniciais (PNLD 2019-2021). Foi Editor da Revista Momento (ISSN 0102-2717) entre 2010 e 2013 e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG entre 2011 e 2013. Faz parte da Diretoria Regional do Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) como 2º secretário. É membro do GT01 da SBEM-Nacional sobre ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais e, atualmente, coordena o GT de Educação Matemática da AnpedSul 2016. Membro do Conselho Editorial da Editora CRV e da Editora da Universidade Federal de Rondônia. Tem interesse em atividades de extensão para popularização e divulgação de Ciência e Tecnologia e de pesquisa em Ensino Ciências e Matemática para anos iniciais do Ensino Fundamental.

Citas

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Publicado

2019-01-13

Cómo citar

Caldeira, I. S., Beck, V. C., & da Silva, J. A. (2019). Análise de Itens sobre Sistema Monetário Brasileiro na Provinha Brasil de Matemática à Luz da Teoria dos Campos Conceituais. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(1), 21–38. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8849

Número

Sección

Artículos