Análise de Itens sobre Sistema Monetário Brasileiro na Provinha Brasil de Matemática à Luz da Teoria dos Campos Conceituais
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8849Keywords:
Provinha Brasil. Grandezas Monetárias. Estruturas Aditivas.Abstract
O objetivo deste trabalho é discutir as relações que existem entre as categorias de problemas aditivos propostas por Gérard Vergnaud, autor da teoria dos campos conceituais, e os problemas que abordam o sistema monetário brasileiro na Provinha Brasil de Matemática. A metodologia utilizada para coleta e análise dos dados neste trabalho é a pesquisa documental. Ao analisar situações monetárias que abordam as relações entre cédulas e moedas na Provinha Brasil de Matemática, identificamos a presença de problemas que requerem a habilidade de quantificar, as noções de funcionamento do sistema de numeração decimal e a capacidade de agir em problemas de composição aditiva de medidas. Todos os problemas analisados envolvem apenas a composição aditiva de medidas. Alguns problemas exigem que a criança compreenda o fato de que “a cada cem centavos tem-se um real”, e assumimos aqui a hipótese de que este é um conceito-em-ação necessário para o acerto em situações desse tipo. Propomos a investigação da existência deste invariante operatório como um problema de pesquisa de trabalhos futuros.
Downloads
References
Brasil.(1997) Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de primeira à quarta série: matemática. Brasília: MEC/SEF.
Castro, Maria Helena Guimarães de. (2000) Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.14, n. 1, p.121-128.
Cellard, A. (2008) A análise documental. In: J. Poupart, et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes.
Danyluk, Ocsana. (1991) Alfabetização matemática: o cotidiano da vida escolar. Caxias do Sul: EDUCS, 1991.
Inep. (2018) Prova Brasil. Disponível em: <http://provabrasil.inep.gov.br>. Acesso em: 27 Set. 2018.
Kamii, C. (1990) A criança e o número: implicações da teoria de Piaget. Editora Papirus, Campinas - SP.
May, Tim.(2004) Pesquisa social: questões, métodos e processo. Porto Alegre, Artmed.
Vergnaud, Gérard. (1985) A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Tradução de Maria Lucia Faria Moro. 3.ed. Curitiba: Editora da UFPR.
Vergnaud, Gérard. (2017)A didática é uma provocação: ela é um desafio. In: GROSSI, Esther Pillar (Org.). Piaget e Vygotsky em Gérard Vergnaud: Teoria dos Campos Conceituais TCC. Coleção Campos Conceituais. Porto Alegre: GEEMPA.
Vergnaud, Gérard. (1990) La théoriedeschampsconceptuels. Recherches em Didactique des Mathématiques, v.10, n.2-3, p.133-170, 1990.
Vergnaud, Gérard.(1997) The nature of mathematical concepts. In Nunes, T. & Brynt, P. (Eds.) Learning and teaching mathematics, an international perspective. Psychology Press Ltd, Hove (East Sussex).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.