Entrelaçamento entre teoria e prática da matemática no contexto dos pescadores artesanais de Rio Grande(RS)
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7781Resumen
Neste artigo buscamos compreender se os pescadores da Ilha da Torotama, situada na Cidade de Rio Grande (RS) estabeleciam ou não relações entre a matemática do seu cotidiano da pesca artesanal com os novos conhecimentos adquiridos em sala de aula na modalidade do Ensino Educação para Jovens e Adultos (EJA). Abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, utilizando “Rodas de Conversa” como método de colega de dados e com a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise. Deste processo de análise, emergem da discussão algumas categorias iniciais, entre eles a relação entre a teoria e a prática; entender na prática a teoria; importância da teoria e da matemática; aprofundamento dos conteúdos; metodologia diferenciada; modelos de escolas e interação entre eles. Surgindo então as categorias Intermediárias: relação Teoria e Prática; Importância da Matemática e Metodologia Diferenciadas. Por fim, surge à categoria final, importância das escolhas metodológicas nas relações entre teoria e prática.
Descargas
Citas
BERLINGHOFF, William P; GOUVEA, Fernando Q. A matemática através dos tempos. 2ª ed. São Paulo: Blucher, 2010.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Filosofia da Educação Matemática. 4ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
CASEIRA, Veridiana; MIRANDA, Sícero. As possibilidades da emancipação dos sujeitos pela sociologia critica no contexto do projeto Educação para Pescadores. In: PEREIRA, Vilmar A; GONÇALVES, Leonardo D; in: Aprendizagens no Contexto do Pet Conexões Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos da FURG. Evangraf, Rio Grande, 2012.
D’ AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da Teoria à Prática. Campinas, SP: Editora Papirus, 1996.
D’AMBRÒSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular/Paulo Freire. Indaiatuba: Villa da Letras, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; GIONGO, Ieda Maria; DUARTE, Claudia Glavan. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
MORAES, Roque & GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2007. p. 224.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? In: Educação Matemática em Revista – SBEM 4, 2006, p. 3-13.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.