Entrelaçamento entre teoria e prática da matemática no contexto dos pescadores artesanais de Rio Grande(RS)
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i2.7781Abstract
Neste artigo buscamos compreender se os pescadores da Ilha da Torotama, situada na Cidade de Rio Grande (RS) estabeleciam ou não relações entre a matemática do seu cotidiano da pesca artesanal com os novos conhecimentos adquiridos em sala de aula na modalidade do Ensino Educação para Jovens e Adultos (EJA). Abordagem metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa, utilizando “Rodas de Conversa” como método de colega de dados e com a Análise Textual Discursiva (ATD) para análise. Deste processo de análise, emergem da discussão algumas categorias iniciais, entre eles a relação entre a teoria e a prática; entender na prática a teoria; importância da teoria e da matemática; aprofundamento dos conteúdos; metodologia diferenciada; modelos de escolas e interação entre eles. Surgindo então as categorias Intermediárias: relação Teoria e Prática; Importância da Matemática e Metodologia Diferenciadas. Por fim, surge à categoria final, importância das escolhas metodológicas nas relações entre teoria e prática.
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