Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática

Autores/as

  • Nayara Katherine Duarte Pinto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Keli Cristina Conti Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.7585

Resumen

Este trabalho apresenta dados e algumas análises do estudo documental sobre o uso de calculadoras nas aulas de Matemática, por meio dos Anais dos Encontros Mineiros de Educação Matemática (EMEM de 1997 a 2015) e fez parte de um projeto de Iniciação Científica. O estudo teve como objetivo sistematizar os trabalhos que possuíam foco no uso da calculadora na sala de aula e realizar algumas análises desses documentos e foi caracterizado como pesquisa bibliográfica ou estudo documental. Após defesa do uso da calculadora nas aulas de Matemática, descrevemos as fases do levantamento e organização dos dados e os resultados da pesquisa, e por fim, concluímos que enquanto divulgação de trabalhos realizados junto à estudantes ou de divulgação de pesquisa ainda temos um número bastante reduzido de trabalhos que focam a utilização da calculadora ou seu uso como ferramenta no desenvolvimento de atividades matemáticas em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nayara Katherine Duarte Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Educação e Docência pela Universidade Federal de Minas Geais

Keli Cristina Conti, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

Citas

ALMEIDA, F. C. F.; LAUDARES, J. B. Relato de uma experiência de atividade investigativa, ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5.:2009: Lavras. Anais... Lavras: UFLA, 2009.

ALVES, D. O.; REIS, F. S. Ensino de funções, limites e continuidade em ambientes educacionais informatizados para cursos de introdução ao cálculo: relato de uma experiência de pesquisa de mestrado. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5.:2009: Lavras. Anais eletrônicos... Lavras: UFLA, 2009.

ARAUJO, D. A.; MELO, M. C. R. A calculadora como recurso didático no ensino aprendizagem da matemática: análise das propostas apresentadas nos livros didáticos do ensino fundamental. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3.:2003: Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: 2003.

BARROS, E. A.; FERREIRA, A. R. C. O “jogo da multiplicação”: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em matemática para alunos do 5° ano do ensino fundamental. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6.:2012: Juiz de Fora. Anais eletrônicos... Juiz de Fora: UFJF, 2012.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 1 ed. Belo Horizonte. Autentica, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2.:2000: Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG – Escola Fundamental do Centro Pedagógico, 2000. 153p.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3.:2003: Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: UFMG – Escola Fundamental do Centro Pedagógico, 2003.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4.:2006: Diamantina. Anais eletrônicos... Ouro Preto: UFOP, 2006. 1421 p.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5.:2009: Lavras. Anais eletrônicos... Lavras: UFLA, 2009.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6.:2012: Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2012.

ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7.:2015: São Joao Del Rei. Anais... São Joao Del Rei: UFSJ, 2015.

FERREIRA, A. R. Utilização de calculadora na EJA?. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4.:2006: Diamantina. Anais eletrônicos... Ouro Preto: UFOP, 2006.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas-SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professor).

GAZIRE, E. S.et al. A presença dos meios tecnológicos no ensino e aprendizagem da matemática: professores de matemática das escolas de 3º e 4º ciclos do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) públicas e particulares de belo horizonte usando tecnologia: quando e como?. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3, 2003: Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte, 2003.

LOPES, A. J.; RODRIGUEZ, J. G. Metodologia para o ensino da aritmética: competência numérica no cotidiano. São Paulo: FTD, 2009.

MOUTINHO, I. Uma abordagem geométrica, com recursos da geometria dinâmica, para o ensino de porcentagem. ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7.:2015: São Joao Del Rei. Anais eletrônicos... São Joao Del Rei: UFSJ, 2015.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – REGIONAL MINAS GERAIS. Encontro Mineiro de Educação Matemática. Disponível em: <http://www.sbemmg.ufop.br/index.php/8-noticias-gerais/21-viii-emem-encontro-mineiro-de-educacao-matematica > Acesso em 27 de Fevereiro de 2018.

VAN DE WALLE, J. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Publicado

2018-06-27

Cómo citar

Pinto, N. K. D., & Conti, K. C. (2018). Uso de calculadora: levantamento de trabalhos publicados nos Encontros Mineiros de Educação Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(3), 63–80. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.7585

Número

Sección

Iniciación Científica