La disciplina de Matemática Financiera en las matrices curriculares de los cursos de pregrado en Matemáticas en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.11509

Palabras clave:

Licenciada en Matemáticas. Matemática financiera. Proyectos Pedagógicos de Cursos.

Resumen

En  esta  investigación  pretendemos  comprender  cómo  se estructura  la  disciplina  de Matemática Financiera en los Proyectos Pedagógicos de Cursos (PPC) de los cursos de pregrado en Matemáticas y apta para la futura práctica del docente.Adoptamos como metodología, un enfoque cualitativo de tipo documental, cuyo corpus estuvo constituido por 182 PPC de cursos, de todas las regiones geográficas de Brasil. El análisis de datos se realizó a través del Análisis de contenido, lo que permitió crear dos categorías de análisis.Discutiendo las categorías, destacamos la necesidad de que   los   títulos   de   matemáticas   asuman   la   responsabilidad   de   formar   docentes   calificados, contemplando  conocimientos  asociados  al  desarrollo  del  proceso  de  educación  básica  escolar.Esperamos que este estudio pueda contribuir al debate sobre el currículo de la formación inicial del profesorado y que trascienda la docencia, que es puramente técnica, que sobrevalora la enseñanza desde una perspectiva transmisiva de conceptos en detrimento de la construcción del conocimiento científico.

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Biografía del autor/a

Regimar Alves Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Mestre em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Jataí (2019). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2015). Graduado em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Iporá Goiás (2006). Professor efetivo da rede municipal de ensino desde 2012. Atualmente é professor na Educação Básica (PEB III) na EMEF Professor Clóvis Leão de Almeida - Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde - Goiás. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática.

Luciano Duarte da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Licenciado e bacharel em matemática pela PUC-GO, mestre em matemática na área de Geometria Diferencial pela UFG e doutor em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro. Atualmente sou professor e formador de professores de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)-Goiânia/GO. Sou membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (NEPEM/IFG) atua principalmente em pesquisas que discutem os seguintes temas: O ensino das disciplinas específicas do curso de licenciatura em matemática; O ensino das disciplinas de educação matemática do curso de licenciatura em matemática; e políticas públicas voltadas a formação de professores.

Márcio Urel Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Educador matemático com o objetivo de contribuir com os processos formativos de professores de Matemática no Estado de Mato Grosso e no Brasil. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Unesp/Rio Claro/SP. 2016. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Unesp/Rio Claro/SP. 2007. Graduado no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Professor Efetivo com Dedicação Exclusiva vinculado a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Barra do Bugres. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - UNEMAT/Campus de Barra do Bugres/MT.

Nilton Cezar Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP(2017), na área de Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem da Matemática; Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2000), na área de Álgebra (com aplicações em criptografia); Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1995). Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal de Goiás-IFG; Membro do GTERP - Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas/UNESP-Rio Claro; Membro do NEPEM - Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática/IFG-Goiânia; Professor/orientador no programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFG-Jataí. Área de interesse: Resolução de Problemas de Matemática (Estudo de estratégias de resolução de problemas e o ensino através da resolução de problemas), Ensino de Álgebra (o ensino de álgebra nos cursos de Licenciatura em Matemática), Pensamento Algébrico, Semiótica e Formação de Professores de Matemática.

Citas

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Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Ferreira, R. A., Silva, L. D. da, Rodrigues, M. U., & Ferreira, N. C. (2020). La disciplina de Matemática Financiera en las matrices curriculares de los cursos de pregrado en Matemáticas en Brasil. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(3), 85–109. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.11509

Número

Sección

Artículos