Jugando con Álgebra: el uso de juegos en la enseñanza de sistemas de ecuaciones lineales
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v3i4.10968Palabras clave:
Enseñanza de álgebra. Juegos de matemáticas. Sistemas de ecuaciones lineales.Resumen
Este artículo tiene como objetivo reportar la experiencia de enseñar álgebra a estudiantes de octavo grado de la escuela primaria. El propósito del trabajo es analizar las respuestas de los estudiantes buscando comprender cómo afrontan las dificultades encontradas en la resolución de problemas relacionados con sistemas de ecuaciones lineales. Como resultado, se observó que la mayoría de la clase comprendió los procesos de resolución de los sistemas de ecuaciones polinomiales de primer grado, así como una notable participación de la clase, generada por el aumento de su nivel de interés en la resolución de las tareas. Además, hay una mejora en la cooperación entre estudiantes.Descargas
Citas
Almeida, P. N. (2008). Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola.
Cedro, W., & Moura, M. (2007). Uma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem. Zetetike, 15(1), 37-56.
Costa, A., Azevedo, J., Rodrigues, M., Hauschild, C., & Dullius, M. (2016). Investigando as dificuldades apresentadas em álgebra por alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 8, n. 4, 159-176.
Lins, R., & Gimenez, J. (2001). Perspectivas em Aritmética e Álgebra para o século XXI. Campinas, SP: Papirus.
Moura, M. (1994). A Séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: T. Kishimoto (Org). Jogos, brinquedos, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez.
Murcia, J. (org.). (2008). Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed.
Panossian, M., & Moura, M. (2010). Fantan: um jogo para ensinar e aprender álgebra. In A. Lopes & P. Pereira (Orgs.). Ensaios em Educação matemática: algumas possibilidades para a educação básica. Campo grande: ed. UFMS.
Smole, K., Diniz, M., & Milani, E. (2007). Cadernos do Mathema: Jogos de matemática de 6° a 9° ano. Porto Alegre: Artmed.
Sousa, M., Panossian, M., & Cedro, W. (2014). Do movimento lógico e histórico à organização do ensino: o percurso dos conceitos algébricos. Campinas, SP: Mercado de letras.
Strapason, L., & Bisognin, E. (2013). Jogos pedagógicos para o ensino de funções no primeiro ano do Ensino Médio. Bolema, 27(46), 579-595.
Vygotsky, L. (1987). The collected works of L. S. Vygotsky, vol.1, Problems of general psychology including Thinking and speech. New York: Plenim Press.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.