Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática

Authors

  • Jerlan Manaia de Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Gabriela dos Santos Barbosa http://orcid.org/0000-0003-4442-6022
  • Jéssica Maria Oliveira de Luna Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8859

Keywords:

Educação Financeira, Formação de Professores, Crenças

Abstract

Neste artigo temos como objetivo analisar as crenças sobre Educação Financeira de estudantes de Licenciatura em Matemática. Partimos do pressuposto de que o domínio de conceitos da Matemática Financeira não é suficiente para que os indivíduos façam uso adequado dos recursos financeiros. Vivemos numa sociedade extremamente consumista e é urgente a inserção da Educação Financeira nas práticas escolares. Para isso, é fundamental também formar professores e promover reflexões sobre crenças e concepções sobre a Educação Financeira nos cursos de formação inicial e continuada. Contemplamos nosso objetivo, desenvolvendo um estudo de caso numa turma de quarto período. Concluímos que os estudantes reconhecem a importância da Educação Financeira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, a maioria deles ainda restringe a Educação Financeira à lista de conteúdos da Matemática Financeira e, desconsiderando as reflexões relacionandas à pertinência do consumo, concebe apenas uma educação para o consumo.

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Author Biographies

Jerlan Manaia de Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do programa de  Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela UERJ.

Gabriela dos Santos Barbosa

Professora do Pragrama de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da UERJ e Professora do Mestrado Profissional em Matemática da UERJ

Jéssica Maria Oliveira de Luna, Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias

Professora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ.

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Published

2018-12-11

How to Cite

Araújo, J. M. de, Barbosa, G. dos S., & Luna, J. M. O. de. (2018). Educação Financeira: Crenças de Estudantes de um Curso de Licenciatura em Matemática. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 1(4), 128–146. https://doi.org/10.30612/tangram.v1i4.8859

Issue

Section

Special Issue: Financial Education and Mathematics Education Surveys