Os jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17595

Keywords:

Mathematics Teaching, BNCC, Bibliographic Research

Abstract

As estratégias de ensino que têm como base a utilização de jogos podem permitir um ensino mais abrangente, participativo e envolvente e, com isso, acredita-se que esse recurso didático possa ser uma alternativa eficiente e muito valiosa que tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das Frações. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar os estudos existentes no Brasil sobre a utilização dos jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa pesquisa foi estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base metodológica o Estado da Arte. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada a pesquisa, a seleção e a análise de trabalhos publicados no portal Periódicos Capes e na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de 2018, ano de publicação da BNCC. Todos os trabalhos tiveram seus resumos lidos e, após uma triagem, excluíram-se aqueles que não atendiam os aspectos propostos na pesquisa, restando 4 artigos do Portal Periódicos Capes e 3 dissertações da Biblioteca Digital que tratam do ensino de Frações por meio de jogos.

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Author Biographies

Jefferson de Melo Batista, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Licenciado em Matemática pelo IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba

Paula Reis de Miranda, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – MG), docente do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba.

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Published

2024-03-30

How to Cite

Batista, J. de M., & Miranda, P. R. de. (2024). Os jogos no processo de ensino-aprendizagem de Frações . TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 7(1), 85–104. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17595

Issue

Section

Article