Construindo ideias acerca da Educação Matemática em um curso de licenciatura em Matemática: uma experiência de modelagem
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v1i3.8316Abstract
Conhecer e se apropriar dos conhecimentos que vêm sendo discutidos/produzidos em Educação Matemática é de fundamental importância para a formação de futuros professores de Matemática. Entretanto, como isso tem sido possível aos estudantes em cursos de licenciatura em Matemática? Esse texto apresenta o relato de uma experiência vivenciada em/por uma turma de primeiro período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo objetivo foi possibilitar aos estudantes a construção de uma definição de Modelagem Matemática a partir de etapas práticas e teóricas de uma mesma atividade. Verificou-se, pelas respostas dadas a um questionário, que os estudantes conseguiram chegar a definições de Modelagem Matemática na Educação Matemática de forma coerente ao conectarem a parte prática e a parte teórica da atividade.
Downloads
References
Araújo, J. L. (2007). Relação entre matemática e realidade em algumas perspectivas de modelagem matemática na Educação Matemática. In: J. C. Barbosa; A. D. Caldeira & J. L. Araújo (Orgs.), Modelagem Matemática na Educação Matemática Brasileira: pesquisas e práticas educacionais (pp. 17-32). Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
Barbosa, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. (2001). Anais da 24a Reunião Anual da ANPED (pp. 1-30). Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
Bassanezi, R. C. (2004). Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. 2a edição. São Paulo: Contexto.
Biembengut, M. S.; Hein, N. (2005). Modelagem Matemática no ensino. 4a edição. São Paulo: Contexto.
Burak, D. (1992). Modelagem Matemática: Ações e Interações no Processo de ensino aprendizagem. Campinas, 1992. 329f. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Campos, I. S. (2013). Alunos e, ambientes de Modelagem Matemática: caracterização do envolvimento a partir da relação com o Background e o Foreground. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.
Kluber, T. E. (2009). Um Olhar Sobre a Modelagem Matemática no Brasil Sob Algumas Categorias Fleckianas. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, 2(2), 219-240.
Passos, C. L. B. et al. (2006). Desenvolvimento Profissional do professor que ensina Matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, 1,2(XV), 193-219.
Vidigal, C. L. (2013). Desenvolvendo criticidade e criatividade com estudantes de Geografia por meio de Modelagem. Dissertação de Mestrado. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.